JORNAL UBAENSE ONLINE

UBÁ: MPMG REALIZA OPERAÇÃO CONTRA GOLPES ENVOLVENDO FALSAS PENEIRAS DE FUTEBOL

Divulgação MPMG

Na manhã de hoje, 18 de setembro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Gaeciber, realizou uma ação em Ubá–MG, em colaboração com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A operação, batizada de Cartão Vermelho, visa desmantelar uma rede de fraudes digitais envolvendo anúncios falsos de “peneiras” de futebol.

Em Ubá, foi realizado o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência de um dos suspeitos, onde foi apreendido um celular. Ao todo, foram executados 11 mandados em Minas Gerais e São Paulo. Segundo as investigações, os golpistas criaram sites fraudulentos para divulgar processos seletivos de futebol para jovens, prometendo eventos em estádios de grandes capitais, mas que nunca ocorreram. Os participantes eram obrigados a pagar uma taxa de inscrição para participar dessas seletivas fictícias.

Para aumentar a credibilidade, os criminosos divulgavam que ex-jogadores da Seleção Brasileira, atletas de clubes renomados e olheiros de equipes da Série A e B do Campeonato Brasileiro estariam presentes nas peneiras. Além disso, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) teve seu nome e logotipo usados sem autorização, o que foi confirmado em uma pesquisa no site oficial da FCF, que emitiu uma nota esclarecendo que não organiza eventos desse tipo.

As investigações revelaram que os golpes não se restringiam a um único estado. Além de Santa Catarina, outros oito estados (São Paulo, Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas, Sergipe e Acre) também foram identificados como alvos dos criminosos, que ainda podem responder por estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.