JORNAL UBAENSE ONLINE

UBÁ: PREFEITURA ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$2,7 MILHÕES EM EXAMES E CONSULTAS ESPECIALIZADAS PARA REDUZIR FILAS DE ESPERA NA SAÚDE

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente o programa Tempo de Cuidar, uma das principais iniciativas da atual gestão para enfrentar um dos maiores desafios da saúde pública: a longa espera por exames diagnósticos e consultas especializadas. O objetivo é claro — reduzir significativamente o tempo de espera e reorganizar o acesso aos serviços de saúde, priorizando quem mais precisa.

Importante destacar que todos os exames agendados serão realizados. Este programa, aumenta o número de atendimentos e busca acelerar os serviços. Na segunda-feira, 4 de agosto, os interessados podem procurar a secretaria de saúde para atualização de dados e informações.

Reorganizando a Saúde com Eficiência e Compromisso

O programa representa uma mudança no modelo de gestão e regulação da fila para atendimentos especializados. A nova estratégia foca na ampliação da oferta de exames e consultas, utilizando critérios como estratificação de risco, diagnóstico precoce, e classificação por gravidade, com o apoio de novas tecnologias de regulação e agendamento.

Segundo a estimativa da Prefeitura, o programa contará com um investimento de R$ 2,7 milhões e vai contemplar uma série de ações até dezembro de 2025, incluindo mutirões, ampliação de parcerias e reestruturação do fluxo de agendamento.

Previsão de Exames e Consultas

Entre os próximos três a cinco meses, a previsão é de realização de exames simplificados para acelerar diagnósticos de doenças crônicas e agudas. Até dezembro de 2025, serão ofertadas consultas especializadas em diversas áreas.

Previsão de Exames Diagnósticos:
Ressonância Magnética: 345

Tomografia Computadorizada: 600

Densitometria Óssea: 330

Doppler de Membros: 474

Colonoscopia: 420

Endoscopia Digestiva: 996

Consultas Especializadas:Ortopedia: 1.500

Neurologia: 1.500

Angiologia: 900

Cardiologia: 400

Urologia: 500

Dermatologia: 300

Otorrinolaringologia: 400

Gastroenterologia: 300

Reumatologia: 500

Oftalmologia: 1.500

Pacientes devem atualizar o cadastro

Para participar do projeto, é essencial que o paciente procure sua unidade de saúde e atualize o cadastro. Isso permitirá uma revisão efetiva da fila de espera, garantindo que os critérios de risco e prioridade sejam aplicados corretamente. Um alerta importante: em caso de falta sem justificativa no exame ou consulta agendados, o paciente retorna ao final da fila, o que gera prejuízo financeiro ao município e compromete o funcionamento do sistema. A Secretaria de Saúde pede que a população evite esse tipo de constrangimento.

Informações Endereço: Av. Quintino Poggiali, 210, Waldemar de Castro, Ubá–MG. Telefone: (32) 3301-2525.