UBÁ: CONSELHO MUNICIPAL DISCUTE MEDIDAS PARA FORTALECER AGRICULTURA FAMILIAR

A valorização da agricultura familiar esteve no centro da Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Ubá, realizada na tarde da última quinta-feira, 5 de junho, no Salão Azul da Prefeitura. Convocado pela presidente do Conselho, Veridiana Aparecida Barroso Rodrigues, o encontro reuniu conselheiros para tratar de pautas estratégicas para o setor rural.
De acordo com Veridiana, o atual decreto municipal é excessivamente restritivo, o que dificulta o acesso dos agricultores familiares ao mercado local. A proposta apresentada ao secretário de Administração, Salomão Curi — que representou o prefeito José Damato Neto na reunião — visa justamente corrigir essa distorção.
“Acreditamos que, na gestão do Professor José Damato, teremos o apoio necessário para promover essa mudança, essencial para garantir o escoamento de produtos como ovos, mel, peixes, frangos, queijos e iogurtes, provenientes de pequenas agroindústrias familiares”, destacou Veridiana.
A proposta também busca ampliar o acesso dos produtores rurais aos programas institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fortalecendo a economia rural e adequando a fiscalização sanitária à realidade dos pequenos empreendimentos locais.
Informações e foto
PMU