Compartilhe
Por Gabriel Duarte
Após uma onda de reclamações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a falta de insulina na rede pública, o prefeito de Ubá anunciou, por meio das redes sociais, a regularização do fornecimento do medicamento essencial para o tratamento do diabetes.
O anúncio foi feito pelo prefeito Professor José Damato, acompanhado do vice-prefeito Cabo Rominho. Em vídeo publicado nas redes, os gestores comemoraram a chegada de novos estoques:
“A insulina chegou! A partir de segunda-feira, você pode vir até a Farmácia Municipal buscar a sua insulina. O estoque de medicamentos também está sendo regularizado por aqui”, informou o prefeito.
A escassez de insulina é um problema que vem sendo enfrentado em diversas partes do país. Segundo o Ministério da Saúde, a crise se deve a uma limitação global na produção e distribuição de insulina humana — o que tem afetado tanto a rede pública quanto farmácias populares e hospitais particulares.
Em resposta ao desabastecimento, o governo federal adotou medidas emergenciais, como a contratação direta de fornecimento e a abertura de licitações para aquisição de insulinas análogas. No SUS, são atualmente disponibilizados dois tipos de insulina: a NPH (comercializada como Humulin ou Novolin) e a Regular.
Especialistas lembram que a insulina é vital especialmente para pacientes com diabetes tipo 1, que não produzem a substância naturalmente e dependem de aplicações diárias. Já pacientes com diabetes tipo 2 podem controlar a doença com outros tratamentos, mas em muitos casos também necessitam da insulina.