OPERAÇÃO SIDEWAYS: GAECO CUMPRE MANDADOS CONTRA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA EM MG, RJ E SP
Compartilhe
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou nesta terça-feira, (23/4), a Operação Sideways, visando combater uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação resultou no cumprimento de 11 mandados de prisão, 30 de busca e apreensão, além de 50 ordens de sequestro e bloqueio de bens móveis, imóveis e valores financeiros que, juntos, ultrapassam R$ 50 milhões.
Os mandados foram executados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Durante a operação, foram apreendidos uma grande quantidade de cocaína, insumos utilizados na produção da droga, armas de fogo — incluindo um fuzil — munições, R$ 440 mil em espécie, além de aparelhos eletrônicos, relógios e veículos de luxo.
As investigações, conduzidas pelo Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Juiz de Fora, revelaram que a quadrilha atuava de forma estruturada em núcleos interligados, com bases nas cidades mineiras de Rio Pomba, Visconde do Rio Branco e Ubá, nas cidades paulistas de Jundiaí e Cabreúva e na cidade do Rio de Janeiro.
Conforme apurado, o grupo se especializava no fornecimento de drogas no atacado, distribuindo entorpecentes, insumos e matérias-primas para traficantes em diferentes regiões do país, inclusive para facções de alcance nacional. Parte da droga era identificada com sinais específicos para caracterizar o fornecedor e facilitar as negociações ilícitas.
Segundo os promotores de Justiça Thiago Fernandes de Carvalho, coordenador do Gaeco de Juiz de Fora, e Shermila Peres Dhingra, da Promotoria de Rio Pomba, os criminosos utilizavam empresas formais e atividades comerciais aparentemente lícitas — como academias, revendas de veículos e lojas de produtos químicos — para disfarçar e acobertar os lucros oriundos das atividades ilícitas.
A operação contou com a atuação de quatro promotores de Justiça, integrantes do Gaeco de Juiz de Fora, além de 50 policiais militares e 25 policiais civis de Minas Gerais. Também participaram equipes dos Gaecos de Campinas (SP), Sorocaba (SP) e Rio de Janeiro (RJ), reforçando o caráter interestadual da ação.
Fotos e informações: MPMG