O mercado de automóveis em Belo Horizonte é um dos que mais aquecem a economia e o motivo é simples: a capital de Minas Gerais tem uma das maiores frotas do país e fica atrás somente de São Paulo. Apesar das concessionárias entregarem modelos novos e repletos de tecnologia, a cidade tem uma força incrível em veículos usados. Ou seja, os seminovos em BH ajudam a aquecer a economia do setor e apresentam ótimas opções de negócios. De acordo com os números divulgados pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), 2024 apresentou uma média diária de 1.910 veículos comercializados, uma queda de 10,5% a menos que no ano anterior, mas nada que tire do sério o setor e faça maiores alardes.
Carros Favoritos
O mineiro está ligado em tudo que o setor automotivo pode oferecer e, de acordo com a Fenauto, alguns veículos permanecem como um dos mais ativos, com isso, automóveis mais antigos ainda são muito valorizados. Para entendermos essa demanda, o Fiat Palio é o carro mais vendido. No total, foram 1.759 veículos vendidos ao longo de 2024. Na sequência, o Gol Volkswagen, que é um carro querido pelos brasileiros, aparece com 1.736 carros vendidos. Por fim, o veículo que fecha o pódio dos seminovos é o Fiat Uno, com 1.452 veículos. Os números dão conta que os mineiros preferem os carros mais antigos e que entregam mais praticidade no seu dia-a-dia ao invés de veículos modernos e com preços mais caros.
Por que os seminovos estão em alta?
Não só em Belo Horizonte, mas o Brasil tem preferências por seminovos. Um dos principais motivos é a questão financeira. Na hora de investir no veículo, a facilidade na hora do financiamento fala mais alto e as parcelas que cabem no bolso ajudam o consumidor a não se enforcar e manter as contas em dia. Sendo assim, a tendência é que as concessionárias que trabalhem neste nicho consigam ter um destaque maior em relação a isso.
Cuidados com seminovos
Apesar das facilidades financeiras na hora de sacramentar o negócio, os veículos seminovos apresentam condições que valem muita atenção. Uma delas é a documentação. Em muitos casos, o veículo é repassado pelo antigo dono, que pode encontrar uma demora maior para entregar os papeis que deixam o carro habilitado para outra pessoa. Em caso de demora na resolução, o auto pode ser apreendido. Uma situação que também é necessária se dá por conta da vida útil do veículo. O carro não pode apresentar muitos problemas mecânicos, o que dá a ele uma vida mais prolongada e evita que o seu comprador passe muito tempo em manutenção.
Por fim, tenha sempre em mente que o carro seminovo é necessário ter peças de reposição mais rápidas. Veículos que têm escassez de material no mercado, prejudica a rotina do comprador, que pode ter muita dor de cabeça.
Na noite dessa segunda-feira, 11/11, vídeos com circuito de segurança de uma lotérica no município…
Cinco anos após perder o certificado de eliminação do sarampo, o Brasil recebeu novamente da…
Na noite de sábado (09/11), às 21h09min, militares da 2ª Companhia de Bombeiros em Ubá…
Na noite desse domingo, 10 de novembro, um veículo capotou na avenida Governador Valadares, no…
Um homem foi preso em Muriaé após quebrar diversas mercadorias de um Supermercado na tarde…
Renatinho do São Domingos, o vereador eleito pelo município de Ubá nas eleições de 2024,…