JORNAL UBAENSE ONLINE

SDPVAT: SEGURO DE PROTEÇÃO DE VÍTIMAS DE TRÂNSITO RETORNARÁ EM 2025 APÓS FIM DE RESERVAR FINANCEIRA

Compartilhe

A partir de janeiro de 2025, todo proprietário de veículo motorizado vai voltar a pagar o seguro DPVAT – para garantir a proteção de vítimas de acidentes de trânsito. E isso vai exigir uma atenção especial em 21 estados e no Distrito Federal. O seguro cobre indenizações por morte, invalidez permanente e reembolsa despesas com assistência médica, serviços funerários e reabilitação profissional. A cobrança do DPVAT foi extinta em 2020, no governo Jair Bolsonaro. Nos anos em que o seguro deixou de ser cobrado, o dinheiro que estava acumulado no fundo do DPVAT foi usado para pagar as indenizações – até novembro de 2023. Desde então, o pagamento para as vítimas está suspenso.

Romeu Zema diz que o DPVAT não será cobrado em Minas Gerais em 2025.
O governador Romeu Zema (Novo) anunciou que o seguro obrigatório de proteção a vítimas de acidentes de trânsito, conhecido como DPVAT, não voltará a ser cobrado em Minas Gerais em 2025. O seguro havia sido extinto em 2020 pelo Governo Federal, mas em maio deste ano, o Congresso Nacional aprovou a retomada da cobrança para todo o país.
Os mineiros não ficaram isentos do pagamento. A diferença que o pagamento não virá junto à guia do IPVA e LICENCIAMENTO, e sim, uma guia separada emitida na Caixa Econômica Federal.

O valor do novo DPVAT será fixo e provavelmente situado entre R$ 50 e R$ 60, conforme revelado pelo líder do governo no Senado, senador Jacques Wagner (PT-BA). O novo DPVAT ainda muda a gestão do seguro, que passa a ser da Caixa Econômica Federal. Também deixa sob a responsabilidade do banco público operacionalizar os pedidos das indenizações.

Informações Agência Brasil