Categories: JORNAL UBAENSE ONLINE

UBÁ: ADOLESCENTE É INDENIZADA APÓS SER ACUSADA DE FURTO EM REDE DE DROGARIA

Compartilhe

Uma rede de drogarias foi condenada a pagar R$ 10 mil em danos morais a uma adolescente após funcionários acusarem a jovem de furtar uma barra de chocolate, sem apresentar provas. A decisão foi mantida pela 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que ratificou a sentença da Comarca de Ubá.

O fato ocorreu em julho de 2022, quando a jovem, então com 13 anos, visitou uma das lojas da rede acompanhada de uma amiga, com o intuito de comprar lanches. Após as compras, as duas se sentaram do lado de fora da farmácia para se alimentar. Nesse momento, uma funcionária abordou a adolescente, levando-a para uma sala interna e acusando-a de furto. Durante a abordagem, a bolsa da adolescente foi revistada, mas nada foi encontrado. Após a revista, a jovem contatou sua mãe, que foi informada pela funcionária de que o caso havia sido solucionado. Indignada com o tratamento recebido, a família decidiu entrar com uma ação judicial, solicitando indenização por danos morais.

Em sua defesa, a rede de drogarias alegou que a abordagem foi justificada com base em imagens das câmeras de segurança, afirmando que a jovem apresentava um comportamento diferente do habitual dos clientes. A empresa também defendeu que a revista foi realizada de forma respeitosa e que tinha o direito de investigar possíveis furtos.

No entanto, os argumentos da drogaria não foram aceitos pelo Tribunal. O desembargador relator, Joemilson Donizetti Lopes, destacou que a abordagem da adolescente, desacompanhada dos pais, violou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe esse tipo de situação sem a presença de responsáveis legais. O relator ainda enfatizou que a acusação infundada e a revista pessoal expuseram a adolescente a um constrangimento desnecessário, configurando assim o dano moral. O valor de R$ 10 mil foi considerado adequado para compensar o sofrimento da jovem e servir como um alerta para a drogaria, visando prevenir a repetição de condutas semelhantes no futuro.

Fonte: TJMG

Direto da Redacao

Recent Posts

GUIDOVAL: DENTISTA SOFRE ACIDENTE E PERDE A VIDA NA REGIÃO OURO PRETO

Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…

47 minutos ago

CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ PROMOVE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…

1 dia ago

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ARREMESSAR BOMBA EM ESTÁDIO

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…

2 dias ago

UBÁ: OPERAÇÃO DA PM NA REGIÃO DO ALTAIR ROCHA ACABA COM TRÁFICO DE DROGAS E APREENSÃO DE MENOR

Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…

3 dias ago

UBÁ: CAMINHÃO DA SAÚDE COM ATENDIMENTO GRATUITO DE MAMOGRAFIA, PREVENTIVO E OUTROS EXAMES

A previsão que o Programa Saúde Itinerante deve realizar cerca de 250 atendimentos por dia.…

3 dias ago

ANDRÉ SQUIZZATO: 6X1 – PROPOSTA DA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

Nos últimos dias o assunto que dominou as redes sociais foi o “fim da 6x1”…

3 dias ago