Categories: JORNAL UBAENSE ONLINE

UBÁ: ADOLESCENTE É INDENIZADA APÓS SER ACUSADA DE FURTO EM REDE DE DROGARIA

Compartilhe

Uma rede de drogarias foi condenada a pagar R$ 10 mil em danos morais a uma adolescente após funcionários acusarem a jovem de furtar uma barra de chocolate, sem apresentar provas. A decisão foi mantida pela 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que ratificou a sentença da Comarca de Ubá.

O fato ocorreu em julho de 2022, quando a jovem, então com 13 anos, visitou uma das lojas da rede acompanhada de uma amiga, com o intuito de comprar lanches. Após as compras, as duas se sentaram do lado de fora da farmácia para se alimentar. Nesse momento, uma funcionária abordou a adolescente, levando-a para uma sala interna e acusando-a de furto. Durante a abordagem, a bolsa da adolescente foi revistada, mas nada foi encontrado. Após a revista, a jovem contatou sua mãe, que foi informada pela funcionária de que o caso havia sido solucionado. Indignada com o tratamento recebido, a família decidiu entrar com uma ação judicial, solicitando indenização por danos morais.

Em sua defesa, a rede de drogarias alegou que a abordagem foi justificada com base em imagens das câmeras de segurança, afirmando que a jovem apresentava um comportamento diferente do habitual dos clientes. A empresa também defendeu que a revista foi realizada de forma respeitosa e que tinha o direito de investigar possíveis furtos.

No entanto, os argumentos da drogaria não foram aceitos pelo Tribunal. O desembargador relator, Joemilson Donizetti Lopes, destacou que a abordagem da adolescente, desacompanhada dos pais, violou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe esse tipo de situação sem a presença de responsáveis legais. O relator ainda enfatizou que a acusação infundada e a revista pessoal expuseram a adolescente a um constrangimento desnecessário, configurando assim o dano moral. O valor de R$ 10 mil foi considerado adequado para compensar o sofrimento da jovem e servir como um alerta para a drogaria, visando prevenir a repetição de condutas semelhantes no futuro.

Fonte: TJMG

Direto da Redacao

Recent Posts

MG DESCARTA POSSÍVEL CASO DE DOENÇA “VACA LOUCA” EM HUMANO NO MUNICÍPIO DE CARATINGA

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou na terça-feira, 12, em…

8 horas ago

UBÁ: BOMBEIROS SÃO ACIONADOS E ENCONTRA CORPO DE PESSOA IDOSA EM RESIDÊNCIA NO BOM PASTOR

Na tarde de terça-feira (12/11), por volta das 17h, o primeiro pelotão de bombeiros em…

9 horas ago

UBÁ: JOGOS PARALÍMPICOS UBAENSES PROMOVE INTEGRAÇÃO E DISPUTA SAUDÁVEL ENTRE APAES DA REGIÃO

Nessa quarta-feira, dia 13 de novembro, a cidade de Ubá foi palco de mais uma…

1 dia ago

POLÍCIA CIVIL CONSEGUE LIBERDADE DE EMPRESÁRIO SEQUESTRADO NO MUNICÍPIO DE DIVINO-MG

Após uma noite de tensão, o sequestro de um empresário em Divino, na Zona da…

1 dia ago

UBÁ: COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DA ESCOLA CAIC – DEDICAÇÃO E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

  Há 30 anos, a Escola CAIC iniciou sua trajetória com um propósito claro: oferecer…

1 dia ago

TOCANTINS-MG:CRIMINOSOS ARMADOS TENTARAM ASSALTAR LOTÉRICA. FUNCIONÁRIO FOI ATINGIDO DE RASPÃO POR DISPARO

Na noite dessa segunda-feira, 11/11, vídeos com circuito de segurança de uma lotérica no município…

2 dias ago