As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) estão chegando na final. Voltada para estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular da área de concessão da Energisa Minas Rio, as inscrições vão até esta sexta-feira, 4 de outubro, e podem ser realizadas pelos professores das escolas por meio do endereço www.onee.org.br( acesse aqui).
O objetivo da competição é engajar estudantes de todo o país em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia. A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e com a realização das 9 distribuidoras da Energisa e demais concessionárias do país.
Os participantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores de cada estado serão convidados para uma cerimônia especial em Brasília, na sede da Aneel, prevista para acontecer em novembro. Além da distribuição de medalhas, está garantida a entrega de um notebook para os primeiros classificados de cada estado. Os estudantes agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze na ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase.
Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, reforça a importância da iniciativa: “Nosso objetivo, ao tornar o projeto permanente no calendário de ações educativas, é justamente conscientizar as novas gerações sobre a importância do consumo consciente de energia, essencial para um futuro sustentável.”
“A Olimpíada de Eficiência Energética se consolida como uma iniciativa importante capitaneada pelas distribuidoras de energia dentro do Programa de Eficiência Energética”, destaca Marcos Madureira, presidente da Abradee.
Na primeira fase os alunos participam de desafios em formato de games a serem resolvidos sobre o tema da olimpíada. E na 2ª fase são propostas questões objetivas sobre o assunto que devem ser resolvidas no aplicativo ou no site da ONEE. A Olimpíada oferece curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem do evento, que possui quatro módulos: “Consumo Eficiente da Energia Elétrica”, “Eficiência Energética dos aparelhos”, “Eficiência Energética e o desenvolvimento sustentável” e “Cuidados no uso da Energia Elétrica”.
Para o coordenador de Eficiência Energética do Grupo Energisa, Thiago Peres de Oliveira, a ONEE é uma parte importante do trabalho realizado com foco na temática. “A Energisa desenvolve ações contínuas para estimular o uso consciente da energia elétrica. Em 2024, iremos investir mais de R$ 69,5 milhões em projetos de eficiência energética. Eles são norteados pelos nossos compromissos de sustentabilidade, e mitigam impactos do negócio com olhar para o uso consciente de energia, água, resíduos e a redução de emissões. A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética vem fortalecer ainda mais as práticas sustentáveis com a participação de estudantes e professores que serão os multiplicadores desse conhecimento”, afirma.
Cronograma
· Inscrições: até 04 de outubro
· Formação de professores: até 05 de outubro
· Provas e Desafios (Fase I e II): 07 a 12 de outubro
· Resultado: 25/10
· Evento de premiação em Brasília: novembro
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…
A previsão que o Programa Saúde Itinerante deve realizar cerca de 250 atendimentos por dia.…
Nos últimos dias o assunto que dominou as redes sociais foi o “fim da 6x1”…