Notícias

UBÁ: PROF. PAULO VELOSO RESPONDE PERGUNTAS DA REDAÇÃO

Compartilhe

PERGUNTAS DA REDAÇÃO – JORNAL UBAENSE ONLINE

1. Quem é você? Faça uma breve apresentação, destacando sua trajetória pessoal e profissional.

O Prof. Paulo Roberto Veloso é filho de pais agricultores, semianalfabetos, numa família de 8 irmãos. É casado com a Roberta, com quem tem dois filhos, Lucas e Julia. Tem ainda outros dois filhos mais velhos, Victor e Paula. É Graduado e Mestre em Economia pela UFV, onde também deu os primeiros passos como professor universitário. É Graduado e Pós-graduado(UFLA) em Administração de Empresas e bacharel em Direito.

Nos sus quase 25 anos de carreira, trabalhou em diversas instituições da nossa região e do Rio Grande do Sul. UFV, UNIFAGOC, UPF, UNIPAC, ESUV, UNIVIÇOSA, dentre outas). Possui vários artigos científicos publicados em revistas nacionais. Atuou prestando serviço no SEBRAE e tem participação em dois livros: um que aborda o tema da Administração de Empresa familiar e outro voltado para o AGRONEGÓCIO). Atuou também como empresário no setor de terceirização de mão de obra e foi coordenador do curso de Administração da UNIFAGOC.

2. Quais são suas principais propostas para melhorar o transporte público em Ubá?

Precisamos, imediatamente, lançar um novo EDITAL para a concessão do serviço de transporte público. Um edital que estabeleça critérios rígidos de qualidade dos ônibus, mais linhas para os bairros, pontos de ônibus cobertos, integrar o sistema para que fique mais barato para os usuários. (ex. morador do Pires da Luz que se deslocar para o Aeroporto troque de ônibus no centro e possa pegar outro para o aeroporto com o mesmo bilhete). Limitar idade da frota e colocar fiscais de trânsito para verificar a qualidade do serviço prestado. Precisamos ainda de criar um PORTO SECO e limitar a circulação de caminhões em horário de pico na nossa cidade.

3. Como você pretende lidar com as obras não finalizadas na cidade? O que pretende fazer para concluir esses projetos?

Uma regra importante é que o prefeito que sucede o outro precisa respeitar os contratos assinados, afinal não somos donos da cidade e sim representantes do povo. Todo contrato assinado será analisado e aqueles que estiverem sendo executados adequadamente serão respeitados e mantidos. Os que estiverem com algum problema, iremos rever e cobrar para que seja atendido com o máximo de qualidade.

Projetos ainda não iniciados e que não estejam no caminho que acreditamos, iremos rediscutir e cancelar, se necessário. A prioridade absoluta será atender à população e principalmente a população mais carente.

4. O que você pensa sobre a gestão da Copasa em Ubá? Quais mudanças você acredita serem necessárias para melhorar o abastecimento e o saneamento na cidade?

A COPASA vem sendo motivo de reclamação pela população a muitos anos. Entretanto, qualquer candidato que conheça minimamente de direito, saberá que o contrato não pode ser cancelado. O maior erro do prefeito foi assinar algo que nos coloca nas mãos da empresa e ainda defender sua manutenção. Hoje, temos um acordo que vai até 2047, isso se o prefeito não tiver aceitado a pressão da COPASA e ampliado ele em mais 7 anos, como compensação da volta da taxa de 74% para 30%(lembrando a todos que antes era 25%). Pretendemos honrar os compromissos da prefeitura, mas iremos, a partir de 01 de janeiro de 2025, montar uma equipe para FISCALIZAR os grandes contratos e NOTIFICAR a empresa por cada erro cometido. TUDO que estiver no contrato deverá ser cumprido fielmente.

5. Quais são suas prioridades em termos de infraestrutura e desenvolvimento urbano para os próximos quatro anos?

Prioridade em Ubá em termos de infraestrutura são muitas: concluir o Anel viário para melhorar o trânsito e facilitar o transporte de produtos do polo moveleiro, resolver o problema das enchentes, cobrar ações imediatas da COPASA para concluir o tratamento do esgoto, construir uma pista de caminhada e ciclismo em direção ao horto florestal, asfaltar as principais ruas da cidade, construir novos postos e saúde, novas creches, transformar a beira rio em um espaço de atividade física e lazer das famílias, melhorar e construir praças nos bairros, dentre outras

6. Como você planeja apoiar e incentivar o comércio local e as pequenas empresas em Ubá?

Precisamos estimular o turismo de negócios para Ubá. Somos uma referência econômica regional. Para isso, precisamos organizar eventos para as empresas têxteis, incentivar a cultura local para atrair pessoas da região, continuar e melhorar as feiras do polo moveleiro, estimular a produção de artesanatos, melhorar o sistema de estacionamento no centro da cidade.

7. Qual é a sua estratégia para melhorar a segurança pública na cidade?

Para a segurança precisamos de estratégias de curto, médio e longo prazo. Não se faz segurança apenas punindo os mais pobres. No médio e longo prazo precisamos oferecer oportunidades e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho. Iremos recuperar e criar projetos sociais nos bairros, oferecer cursos, treinamentos para jovens, atividades de recreação e física para crianças e adolescentes. No curto prazo precisamos ampliar o sistema de “Olho Vivo”, melhorar a iluminação pública com LED, aumentar o efetivo e a presença da GCM nas ruas. Solicitar o aumento do efetivo da polícia militar nos pontos estratégicos da cidade.

8. Como você pretende lidar com as questões ambientais, enchentes e promover a sustentabilidade em Ubá?

Sabemos que os problemas ambientais são e serão os maiores desafios da humanidade daqui em diante. Teremos secas, enchentes e outras intemperes da natureza ocorrendo de forma constante. Portanto, precisamos fazer a nossa parte. Ubá, por natureza, é uma cidade muito quente, mas também muito pouco arborizada. Pretendemos transformar Ubá numa das cidades mais arborizadas de nosso país, vamos reflorestar os topos de morros, plantar árvores nativas e frutíferas nas nossas ruas e nas margens do rio Ubá e incentivar a proteção das matas da nossa zona rural.

Iremos manter e estimular o produtor rural a preservar as nascentes, e manter a floresta nativa. Iremos aperfeiçoar o modelo que o prefeito atual copiou das cidades do Sul de Minas, mas adaptando à nossa realidade. Temos como propósito, ainda, transformar a beira Rio numa espécie de parque. Aumentar os equipamentos de ginástica, melhorar as condições de circulação e caminhada das pessoas, principalmente os idosos, iluminar e colocar o “olho vivo”, reconstruir as calçadas e fazer plantio e replantio de novas árvores nativas e frutíferas. Já a solução para as enchentes, passa pela construção de uma barragem na região de Miragaia ou a construção de bacias de contenção. Para tanto, iremos buscar recursos junto ao governo federal para possibilitar tais obras.

9. Qual é o seu plano para garantir a qualidade da educação e da saúde para todos os cidadãos de Ubá?

Na EDUCAÇÃO há vários pontos a serem melhorados. Temos como proposta fazer um plano de carreira que estimule a qualificação dos profissionais da educação, precisamos ampliar a escola de tempo integral, principalmente para a primeira infância. Outro ponto importante e que considero um gargalo do presente e do futuro para a educação é o atendimento especializado para crianças e adolescentes com alguma deficiência. Iremos estimular e incentivar a qualificação de todos os professores do município para que tenhamos isonomia no tratamento das nossas crianças. Vamos colocar a qualificação dos professores para cuidar das crianças com algum tipo de deficiência como ponto importante no plano de carreira que iremos implantar.

10. Por que a população de Ubá deve votar em você para Prefeito? O que diferencia sua candidatura das demais?

O Prof. Paulo Veloso se dedicou uma vida preparando para neste momento poder contribuir com nossa cidade. Tenho 56 anos, uma sólida formação profissional e muita vontade de deixar minha marca como alguém que contribuiu para desenvolver nossa cidade. Tenho uma vocação social forte e irei governar dando uma atenção muito especial para os mais necessitados. Quero ficar marcado na história como um dos melhores prefeitos que já tivemos. Acredito que são motivos suficientes para que, no dia 06 de outubro, você vote 13 e escolha para Prefeito PROF PAULO VELOSO e vice DIRCEU RIBEIRO.

ACESSE AQUI O PLANO DE GOVERNO DO CANDIDATO