O cenário eleitoral em Ubá está bastante intrigante, com a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto TARGET a pedido do radialista Júlio César Gomes, revela um quadro de empate técnico entre os candidatos à prefeitura. O Professor José Damato (PSD) lidera com 34,4% das intenções de voto, enquanto Mônica Vallone (União Brasil) aparece com 31,2%. A margem de erro da pesquisa é de 3,24 pontos percentuais, o que coloca os dois candidatos em uma disputa muito próxima.(Saiba mais aqui)
MUDANÇA NO CENÁRIO ANTERIOR
Rogério Ferreira (PDT) e Paulo Veloso (PT) aparecem com 6,2% e 4,5% respectivamente. Foi uma mudança significativa, baseado no resultado da última pesquisa, onde Paulo Veloso tinha – 2,5% e Rogério Ferreira – 1,5%.(**Vale destacar que nas últimas pesquisas, os candidatos Vadinho Baião e Dirceu Ribeiro ainda eram pré-candidatos a prefeito). Não souberam ou não responderam (13,2%) e dos brancos e nulos (10,5%).
TRANSPARÊNCIA
Diferentemente das pesquisas anteriores, a pesquisa do Instituto TARGET ainda não foi completamente divulgada. O Jornal Ubaense online pediu ao contratante da pesquisa acesso ao conteúdo e sua metodologia, mas até o momento sem resposta. Isso contrasta com as duas últimas pesquisas que já haviam sido amplamente publicadas.
A primeira pesquisa deste ciclo eleitoral foi realizada em julho pelo GRM INTELIGÊNCIA DE MERCADO, registrada no TSE sob o número MG 04241/2024. Com uma amostragem de 400 pessoas e uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais, o estudo revelou uma vantagem do Professor José Damato – 33,5% – sobre o segundo colocado, o ex-prefeito Vadinho Baião – 18,5%, e na terceira colocação Mônica Vallone – 12,3%. A pesquisa tinha um nível de confiança de 95%.
Em agosto, uma nova pesquisa publicada pelo site Líder Notícias, realizada pelo Instituto F5 Atualiza Dados, Pesquisa & Inteligência e registrada sob o número MG-06025/2024, mostrou uma liderança destacada de José Damato, que contava com 42,2% das intenções de voto. Com uma amostragem de 999 eleitores e um intervalo de confiança de 95%, a pesquisa indicava uma vantagem clara para Damato.
Vale ressaltar que, a terceira pesquisa não teve a divulgação de nenhum dos candidatos. Além disso, houve duas ações judiciais movidas para tentar impedir a divulgação das pesquisas anteriores, mas essa situação não se repetiu com o estudo mais recente.
O cenário político de Ubá continua dinâmico, e novos dados podem agitar a cidade. Fique atento ao Jornal Ubaense Online para as últimas atualizações e análises sobre a corrida pela prefeitura.
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…
A previsão que o Programa Saúde Itinerante deve realizar cerca de 250 atendimentos por dia.…
Nos últimos dias o assunto que dominou as redes sociais foi o “fim da 6x1”…