JUIZ-FORANO PROMOVE CAMPANHA DE DOAÇÃO PARA COMPRA MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO CONTRA CANCER
Compartilhe
Com o intuito de vencer um câncer raríssimo, o juiz-forano Renan Sena criou uma vaquinha para contar com o apoio de doadores e conseguir comprar o medicamento necessário para o tratamento. A doença é conhecida como carcinoma escamoso do timo e foi descoberta em julho do ano passado. Sua conta no Instagram também é usada para contar sua trajetória de luta contra a doença e estimular doações.
Cada aplicação do medicamento usado no tratamento, segundo Renan, custa R$ 44 mil. “É muito difícil pagarmos no particular. Além disso, é como se fosse um anticoncepcional: não pode tomar apenas uma, devem ser várias durante um tempo. Meu médico planejou para dois anos a dois anos e meio. Com toda a pressão que fizemos, inclusive de políticos e pessoas influentes, conseguimos o fornecimento pelo Estado.”
Na última quarta-feira (7), no entanto, quando foi buscar o medicamento, descobriu que estava em falta. De acordo com Renan, ele precisava aplicar no dia 12 de agosto, mas a informação que recebeu é de que o medicamento só seria restabelecido no próximo dia 20. “Com isso, a minha aplicação atrasaria, o que não pode ocorrer de jeito nenhum, pois deveria ser de 21 em 21 dias. Além disso, não há nenhuma garantia de que o mesmo será abastecido na data prevista”, destaca.
Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, informou que a entrega do medicamento será restabelecida a partir do dia 23 de agosto. “Vale destacar que os usuários podem entrar em contato pelo www.saude.mg.gov.br/fale-conosco. Por meio deste serviço, o paciente pode ter uma resposta rápida e assertiva a respeito de qualquer serviço do SUS em Minas Gerais.”
Informações Tribuna de Minas