Compartilhe
Em um anúncio feito tanto nas redes sociais quanto em entrevista à Rádio Educadora nessa sexta-feira, 9 de agosto, o Prefeito de Ubá, Edson Teixeira, após pressão popular, revelou uma importante mudança no contrato com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O prefeito afirmou que a taxa de esgoto, que atualmente é de 74%, será reduzida para 30% após a assinatura de um novo contrato.
Embora o prefeito tenha anteriormente criticado em um vídeo, onde sugeriu que a empresa era usada como uma ferramenta de ação eleitoreira, ele cedeu à pressão e decidiu renegociar os termos do acordo. A assinatura formal do novo contrato continua por acontecer, mas já há um consenso entre os procuradores do município e representantes da Copasa sobre os novos termos.
Além da redução na taxa de esgoto, o administrador municipal, anunciou que a Copasa fará investimentos de até R$ 35 milhões em novas obras na cidade. A declaração foi divulgada nas redes sociais do Prefeito Edson e durante a entrevista conduzida pelo âncora do Jornal Em Dia com a Notícia, Carlos Roberto Sodré. Durante a entrevista, usando o espaço cedido pela emissora e o âncora, o Prefeito também destacou sua administração, com ênfase na área da educação e a promessa de novas obras para o futuro próximo.
No entanto, a ausência de detalhes sobre a minuta do contrato e a falta de clareza sobre a participação dos vereadores levantam preocupações. A falta de transparência é notável, especialmente considerando que o atual anúncio segue uma trajetória semelhante à ação de 2017, quando o prefeito Edson Teixeira, assinou um contrato de 30 anos com a Copasa sem consultar amplamente a população ou os representantes locais.
Ouça trecho da entrevista onde o Prefeito informa que o município já havia judicializado uma ação contra a Copasa.