Nos últimos meses, um antigo golpe conhecido como “Golpe da Novinha” voltou a assombrar moradores de várias regiões do Brasil, deixando um rastro de prejuízos financeiros e transtornos emocionais para suas vítimas. Recentemente, um caso alarmante foi registrado na cidade de Cocal, localizada na região Norte do Piauí, onde um homem foi alvo dessa artimanha digital.
Segundo informações da Polícia Civil, o golpe se inicia com a troca de mensagens por meio de redes sociais, onde a vítima, inicia uma conversa com uma suposta menor de idade. Após a interação, ambos trocam fotos íntimas e em seguida o golpe é aplicado.
Em entrevista ao jornal O Dia, o agente Walter Brune, da Polícia Civil de Cocal, alertou sobre os perigos desse tipo de golpe, enfatizando a sofisticação com que os criminosos operam: “É uma prática criminosa que se aproveita da vulnerabilidade emocional e da falta de cuidado ao compartilhar informações íntimas online”.
A vítima relatou ter perdido a quantia de R$ 10.268,00 em decorrência das extorsões, um golpe que vem se repetindo com diferentes modus operandi em várias partes do país. Em 2023, na cidade de Inhaúma, Minas Gerais, outro caso semelhante foi registrado. Segundo o boletim de ocorrência, um golpista inicialmente estabeleceu contato via Instagram, conduzindo gradualmente a vítima a enviar fotos comprometedoras pelo Whatsapp, sem mostrar o rosto.
As autoridades recomendam cautela ao estabelecer novos contatos nas redes sociais, especialmente quando se trata de interações com desconhecidos ou perfis que não apresentam garantias de autenticidade.
Fonte O Dia
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…
A previsão que o Programa Saúde Itinerante deve realizar cerca de 250 atendimentos por dia.…
Nos últimos dias o assunto que dominou as redes sociais foi o “fim da 6x1”…