Na última terça-feira (16), em Ubá, autoridades celebraram a inauguração de um novo presídio. Segundo informações do Governo de Minas, a nova unidade foi projetada para abrigar 388 detentos, representando um aumento significativo em relação à capacidade atual disponível em todo o município, triplicada com esta iniciativa.
A obra iniciou em junho de 2015 e passou por diversas paralisações, até ser de fato iniciada em maio de 2019. Na primeira etapa, concluída em 2022, 90% das obras foram executadas, com investimentos de R$ 22,3 milhões.
As obras de Ubá foram custeadas com recursos do Governo Federal, conforme termo de compromisso firmado entre o Estado de Minas Gerais e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, representado pela Caixa Econômica Federal (Caixa). A construção foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG). Os investimentos, em duas etapas, são da ordem de R$ 24,8 milhões.
Presente na solenidade de inauguração da nova unidade, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou os benefícios que o presídio vai trazer para toda a região. “São aproximadamente 390 vagas, um esforço hercúleo por parte do Estado para que essa obra pudesse estar sendo entregue. Toda a região vai se beneficiar com mais essa unidade. Temos que suprir uma quantidade enorme de vagas e, à medida do possível, vamos fazer o nosso trabalho para, aos poucos, colocarmos o sistema prisional no superávit”, afirmou Greco.
De acordo com Leonardo Badaró, diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, há planos para a instalação de uma cozinha-escola dentro da nova unidade prisional. Atualmente, Ubá já conta com uma unidade prisional em funcionamento, que será desativada em breve para que todos os detentos sejam transferidos para as novas instalações. Além da entrega do Presídio de Ubá, há outras quatro unidades previstas para serem entregues que, juntas, somam 1.894 novas vagas para o Departamento Penitenciário de Minas Gerais. São elas: Presídio de Itaúna (306 vagas), Presídio de Frutal (388 vagas), Presídio de Lavras (600 vagas) e Presídio de Poços de Caldas (600 vagas).
Informações Agência Minas – Foto Victor Maia – Sejusp
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…
A previsão que o Programa Saúde Itinerante deve realizar cerca de 250 atendimentos por dia.…