Notícias

GOVERNO DE MINAS ASSINA CONTRATO PARA INVESTIMENTO DE R$ 380 MILHÕES E CERCA DE 120 EMPREGOS DIRETOS NA REGIÃO DE EXTREMA

Compartilhe
Divulgação

O Estado de Minas Gerais avança em sua jornada rumo a uma economia de baixo carbono com a conquista de mais um investimento no setor de energia limpa. Sob a liderança da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua agência Invest Minas, o governo garantiu a atração de vultosos recursos da UCB, antiga Unicoba, situada em Extrema, no Sul de Minas. Estima-se que os investimentos ultrapassem os R$ 380 milhões nos próximos quatro anos (2024-2028), promovendo a criação de mais de 120 empregos diretos na região.

“Minas Gerais está na vanguarda da transição energética, buscando parcerias que promovam novas matrizes e práticas sustentáveis. É um compromisso com o futuro não apenas dos mineiros, mas de todo o Brasil”, destaca o governador Romeu Zema.

O primeiro projeto acordado será a instalação pioneira de soluções de alta voltagem, conhecidas como BESS (Battery Energy Storage System), no Brasil. Essas soluções, baseadas em containers de baterias para armazenamento de energia, visam garantir um fornecimento contínuo e estável, mesmo em condições adversas, diretamente na fábrica de Extrema.

“Acreditamos no potencial do mercado brasileiro e na crescente demanda por soluções de armazenamento de energia em diversos setores, desde usinas fotovoltaicas até baterias automotivas. A expansão de nossas instalações e o amadurecimento do mercado são fundamentais para consolidar o setor de armazenamento no país. Com investimentos na infraestrutura elétrica adequada, alcançaremos uma economia mais sustentável, dinâmica e eletrificada”, destaca George Fernandes, CEO da UCB Power.

A UCB Power, multinacional brasileira, é uma das principais marcas de soluções de armazenamento de energia no Brasil e na América Latina.