Ícone do site JornalUbaenseonline

MAIS DE 22 MIL PESSOAS COM AUTISMO TÊM SUA CIDADANIA GARANTIDA POR MEIO DA CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO ESPECIAL

Compartilhe

“Eu me chamo Arthur, um garoto com autismo. Tenho 16 anos e sou um grande admirador do Hulk e do Galo.” A expressão animada de Arthur Hygino ressalta a importância da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Neste mês de conscientização sobre o autismo, o documento gratuito emitido pelo Governo de Minas atingiu um marco significativo, alcançando 83% dos municípios (727 municípios), beneficiando e assegurando a cidadania de mais de 22 mil pessoas (22.633).

“Sou a mãe do Arthur. Ele é um adolescente autista que agora caminha identificado. A Ciptea realmente simplificou nossa vida, no período de descoberta do diagnóstico, enfrentamos alguns preconceitos, especialmente por não termos uma forma de identificação para autistas anteriormente. Hoje, com a Ciptea, que representa a identidade do autista, fomos significativamente auxiliados”, destaca Maria Suely.

Visibilidade

A Ciptea foi desenvolvida para garantir os direitos das pessoas com TEA, que muitas vezes são expostas a situações que não respeitam suas especificidades ou comprometem sua segurança e integridade. Com esse documento, o cidadão tem direito ao pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A Ciptea é um documento gratuito, e pode ser solicitado de forma fácil e rápida pela internet, pelo canal digital cidadao.mg.gov.br ou pelo MG App. Para realizar o processo virtual, o usuário precisa ter uma assinatura eletrônica Gov.br nível, prata ou ouro.

É preciso realizar um cadastro, preencher as informações e anexar os documentos exigidos. Após fazer a solicitação, o usuário receberá as atualizações do processo pelo e-mail cadastrado. A solicitação é enviada para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) responsável pela análise e aprovação dos documentos.

Caso a Ciptea seja aprovada, a carteira digital é emitida. O cidadão pode ter acesso ao documento de forma rápida e segura mediante um dispositivo móvel, além de poder, baixar a Carteira de Identificação. Para mais informações sobre o serviço e informações sobre documentos necessários para emissão do documento, clique aqui.

Informações Agência Minas

Sair da versão mobile