UBÁ> MÃE DE CRIANÇA AUTISTA, ACUSA DONO DE “ESPAÇO KIDS” NO CARNAVAL DE CAPACITISMO
Compartilhe
Uma Mãe atípica, procurou nosso editor-responsável na noite desse domingo, 17/03, e expôs uma situação de constrangimento que passou com sua filha, uma criança autista de 5 anos, no último dia de carnaval em Ubá, no sábado,16/03. No relato, a Mãe, disse que sua filha queria brincar nos brinquedos e foi impedida, segundo ela, pelo proprietário, alegando que sua filha(identificada com carteirinha de autista), poderia agredir as demais crianças.
Ouça o relato em áudio abaixo.
O QUE PENSA A ASSOCIAÇÃO?
Em contato, com a também mãe atípica, Marina Francielle Botelho – Vice-presidente Associação Ubaense de Famílias e Amigos dos Autistas de Ubá – AUFA – se mostrou indignada e desabafou neste áudio (abaixo).
Em Minas Gerais, a Lei n.º 24.532, de 23/10/2023 – que Dispõe sobre a expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Ciptea – assegura a pessoa com autismo o direito adquirido. A norma teve origem no Projeto de Lei (PL) 2.850/21, de autoria do deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no último dia 27 de setembro. A lei enfatiza que a Ciptea, com validade em todo o território nacional conforme legislação federal vigente, será expedida pelo Estado ou por municípios, nos termos de regulamento. A LEI, permite o acesso ao transporte público intermunicipal gratuito com pedido antecedente de 72 horas. O transporte municipal urbano, é necessário, realizar um cadastro na Empresa responsável, (VIAÇÃO UBÁ).
Para emissão do Ciptea, acesse este LINK
***Realizamos contato com a Prefeitura de Ubá. Atualização a qualquer momento.