ALERTA> GOLPE DA FALSA CENTRAL TENTA ADQUIRIR DADOS E PIX DAS VÍTIMAS
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Golpistas ligam para o seu celular fingindo ser da central de atendimento de alguma empresa e te induzem a transferir dinheiro ou fornecer informações pessoais. É importante ficar atento ao número que aparece na tela do celular, quase sempre, são números comuns, com DDD 32, 33, 21, 61. Do outro lado da linha, com a evolução da tecnologia, uma voz semelhante ao de atendimento pode solicitar seus dados. NÃO FAÇA ISSO.
Quando receber alguma ligação, e solicitar seus dados, fique atendo para não cair no golpe da falsa central.
COMO FUNCIONA?
Neste golpe, um suposto funcionário da central de atendimento de um banco ou loja da qual você é cliente liga para o seu telefone; normalmente, a pessoa informa que houve algum problema com a sua conta, embora o método possa variar. Para ganhar a confiança da vítima, os criminosos usam alguns artifícios. O primeiro deles é ter algumas das suas informações (como nome, data de nascimento ou dados sobre alguma transação que você fez).
Esse tipo de tática é conhecido como engenharia social – basicamente, o golpista usa artifícios para baixar suas defesas e fazer com que você confie nele. Com a vítima acreditando que sua segurança está em risco, o golpista pode ir por alguns caminhos diferentes: pedir à pessoa que instale um programa ou aplicativo para “proteger sua conta” (na verdade, um programa malicioso que vai infectar seu celular); pedir informações sensíveis, como número do cartão ou senha; indicar que ela faça alguma operação na conta…
E é aí que acontece o golpe: o senso de urgência somado à cordialidade e ao uso de termos técnicos pelo suposto atendente induz a vítima a fornecer dados sensíveis, efetuar alguma operação financeira ou instalar um vírus, ou outro programa que dê ao criminoso ao celular.
COMO SE PROTEGER?
- Se alguém ligar para o seu telefone e pedir que você confirme dados sensíveis (como senhas ou número do cartão), desligue imediatamente a chamada;
- Desconfie de ligações feitas para te ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no seu internet banking. Atualizações de segurança são automáticas, e as instituições não ligam para os clientes para informar sobre elas.
- Atenção à regra dos 5 minutos. Há situações em que, percebendo que a vítima está desconfiada, os golpistas pedem que ela encerre a ligação e ligue para o número da central de atendimento do seu banco. Só que, na realidade, o que eles fazem é prender ligações de telefone fixo por até 5 minutos depois que a pessoa desligou. Ou seja: você pensa estar ligando para um novo número, mas continua na chamada anterior.
- Em caso de dúvidas, encerre a ligação e busque contato com a central de atendimento da empresa por meio de canais oficiais após 5 ou 10 minutos.