Notícias

LIVRO RETRATA HISTÓRIA DE GLÓRIA À DECADÊNCIA DO UBAENSE NELSON NED

Compartilhe
Nelson Ned esteve em Ubá pela última vez em 2013, quando participou de uma caminhada pela Paz/Foto TV Integração
“Tudo passará”, de 1969, foi um de seus grandes sucessos.

O “pequeno gigante da canção” morreu às mínguas em 2014, aos 66 anos. Os excessos de álcool e drogas de Nelson Ned eram conhecidos, mas a magnitude disso em sua carreira só veio à tona no trágico fim em um hospital público no interior de São Paulo.

Parte dessa história é retirada no livro do escritor, André Barcinski, o livro lançado em dezembro de 2023, “Tudo Passará – A Vida de Nelson Ned, o Pequeno Gigante da Canção, com 256 páginas, mostra a trajetória de forma envolvente de um dos maiores cantores românticos do país.”

O renomado cantor e compositor mineiro, natural de Ubá–MG, teve uma trajetória ascendente. O autor desta obra, e experiente crítico de música, explora a infância de Nelson Ned, marcada pela displasia espondiloepifisária, uma rara forma de nanismo. O livro resgata a história desde os primeiros passos do cantor, quando ele começou a entoar suas canções ainda na cidade carinho. Cantor romântico de voz de primeira linha, independente da pieguice das letras e arranjos simplórios, Nelson Ned cantou a alma latina das noites dos centros urbanos até os rincões.

Em entrevista ao G1,em janeiro de 2014, João Mendes, coordenador da Sociedade Musical e Cultura, relembrou o início da carreira do cantor na cidade, quando apresentava o programa infantil de calouros “Hora do Guri”, na Rádio Educadora. “Lembro quando o Xavier, que dirigia o programa, disse para o Nelson: ‘O microfone é todo seu’. E ele depois queria levar o microfone para casa”, comentou.
Acesse o link do livro