Notícias

MINAS GERAIS DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA POR EPIDEMIA DE DENGUE. UBÁ TEM MORTE SUSPEITA EM INVESTIGAÇÃO

Compartilhe

**Foto capa arquivo 2019

Minas Gerais é o segundo lugar a decretar estado de emergência esta semana devido à Dengue. O primeiro foi o Distrito Federal, na última quinta-feira,(01/02). No DF, o decreto também alerta para o risco de epidemia de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika e chikungunya. Isso ocorre porque houve um aumento de, 646% no número de casos na região neste início de ano em comparação com o mesmo período de 2023. Mais de 17 mil casos suspeitos, com três mortes.

Em 2024, já foram confirmados 21.573 casos de dengue e 5.867 de chikungunya. Ainda segundo o decreto assinado pelo governador Romeu Zema (Novo), o aumento nas solicitações de internação do estado, especialmente em razão dos casos graves de dengue com complicações, também foram considerados para o decreto.

“Fica autorizada, em razão da emergência, a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de Arboviroses, em especial a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial”, diz o texto.

Entre as medidas autorizadas para combater o Aedes, está a entrada dos agentes de saúde em imóveis públicos ou particulares abandonados. E também nos casos em que o morador não tenha permitido a entrada dos profissionais. Para isso, os agentes devem estar devidamente identificados. É importante destacar que um imóvel será considerado vazio ou ausente se não for encontrado alguém para permitir o acesso em duas tentativas anteriores. Essas visitas devem ser comunicadas e realizadas em dias alternados, com um intervalo de dez dias.

EM UBÁ, a morte de uma criança, registrada em 24/01, de 0 a 5 anos, está sendo investigada. O caso é considerado suspeito. A Prefeitura de Ubá, ainda, não se manifestou ou abriu campanha de orientação à população.