Na tarde dessa quinta-feira, (28/12), foi ao ar uma entrevista do radialista Júlio César, com o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Filgueiras, exibida no Jornal em dia com a Notícia, na Rádio Educadora AM/FM.
Em pauta, a informação que o Legislativo ubaense está devolvendo ao município de Ubá, o valor de quase R$ 3 milhões – referente ao Duodécimo acumulado e não usado.
O Duodécimo é o repasse financeiro realizado pelo Poder Executivo a cada dia 20 do mês ao Poder Legislativo. O Duodécimo da Câmara Municipal é calculado com base no somatório das receitas tributárias e das transferências efetivamente realizadas pelo Município no exercício anterior, e sobre este montante é aplicado percentuais que variam de 3,5% a 7%, com base no número de habitantes do Município divulgado pelo IBGE.
Acesse AQUI e veja os valores recebidos entre janeiro a novembro de 2023.
Na entrevista, o Presidente da Câmara, apresenta o feito com orgulho e garante que na região, o legislativo ubaense é destaque em devolução desse aporte, e destacou que nos últimos dois anos de sua presidência, já foram devolvidos R$ 9 milhões.
SEDE NECESSITA DE REFORMAS
Há tempos, a sede do legislativo ubaense, situado na Rua Santa Cruz, no centro de Ubá, precisa de reparos, principalmente do lado de fora. Há informações que, o sistema de câmera de segurança, não existe mais, devido o encerramento do contrato com a empresa responsável, que era proprietária também do equipamento. Com o fim do contrato, levou todo o material.
Ainda, segundo as informações, o portão de acesso à garagem, está com o motor de elevação danificado há pelo menos 18 meses, sendo necessário usar de força manual.
SONORIZAÇÃO RUIM
Durante a sessão ordinária no plenário, o sistema sonoro apresenta falhas nos microfones das mesas e quase sempre do microfone sem fio. As caixas de som, também têm apresentado problemas e já ocorreu da sessão acontecer com apenas duas em funcionamento. O sistema de refrigeração também é um problema. Os equipamentos de ar condicionado, apresentam barulhos incompatíveis com o seu funcionamento, e prejudica a audição da reunião ou qualquer evento que aconteça no plenário.
CADÊ A LETRA?
Quem visita à sede do Legislativo, deve ter notado, no letreiro onde está a identificação, “CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ”, a letra E, há meses está desaparecida e não foi substituída por outra.
*Ouça trecho da entrevista exibida na Rádio Educadora AM/FM no Jornal em dia com a Notícia.
**Nossa reportagem procurou o presidente da Câmara, que informou que não poderia responder aos questionamento naquele momento. Atualização a qualquer momento.
Aperte o play
Mais um cliente da Energisa Minas Rio foi contemplado com ‘Dois Anos de Conta Grátis’…
Com a divulgação da operação da PF de que havia o planejamento do assassinato de…
Foi localizado incendiado na manhã desse domingo (24), um carro parecido com o modelo usado…
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…