Notícias

QUEM SE LEMBRA? IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA FOI FURTADA NO ALTAR DA IGREJA DO DIVINO ESPIRITO SANTO EM UBÁ

Compartilhe
Publicidade
A réplica fazia parte das festividades de comemoração após o atendado sofrido pela imagem original na década de 1970
Publicidade
Padre Silas, pároco da época, ao posar para foto, o vigário agradeceu as orações e o retorno da imagem ao altar

Era 12 de outubro de 2017, início da tarde, feriado santo nacional. Os ubaenses em casa, outros trabalhando e, poderia ser mais um dia de descanso, se não fosse o ato de furto de uma imagem santa, dentro da Igreja Matriz da comunidade do Divino Espirito Santo em Ubá.MG.

Nas redes sociais as mensagens circulavam… “roubaram a imagem da santa na Igreja do Divino.”

O pânico tomou conta e os fieis e devotos de Nossa Senhora Aparecida começaram a rezar. Nossa reportagem, conversou por telefone na época com o Padre Silas, pároco da Matriz. O momento era de tristeza e decepção, não se sabia quem poderia ter cometido tal ato.

A réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, estava exposta no altar, montado dentro da igreja, e ali, os devotos prestavam suas orações. E aquela imagem tinha outra importância além da devoção. A réplica era uma das 100 unidades produzidas naquele ano, quando era lembrado 40 anos do atendado que a imagem original sofreu e ficou em mais de 200 fragmentos.

Na época, a missão de ‘salvar’ a imagem foi dada para a artista plástica brasileira Maria Helena Chartuni. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi alvo de um atentado na década de 70 e precisou ser restaurada.

De volta à Ubá. Uma corrente de orações tomou conta e aquela noite de 12 de outubro de 2017, foi mais longo que de costume. Amanheceu e nem sinal da imagem. Algumas pessoas já davam como perdida a recuperação da imagem da santa.

Por volta das 21h do dia 13 de outubro, fui informado que a imagem foi encontrada em uma rua próxima ao bairro eldorado, enrolada em um pedaço de pano em uma sacola. A Mãe voltava para casa!

E hoje, 13 de outubro de 2023, essa história completa 6 anos.