MORADORES DE UBÁ PODERÃO VISUALIZAR O ECLIPSE SOLAR.FENÔMENO ACONTECE NESTE SÁBADO,14
Compartilhe
Moradores de Ubá e toda região, poderão acompanhar, neste sábado (14/10), um eclipse solar “anular”, que ocorre quando é possível observar um anel ao redor da Lua, conhecido como anel de fogo. A última vez que esse evento pôde ser observado no Brasil foi em 3 de novembro de 1994, há quase 29 anos. Naquele ano, somente os moradores da Região Sul do país viram a totalidade do eclipse, ou seja, o anel de fogo ficou perfeito no céu.
Segundo a equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o fenômeno terá início às 15h37 e atingirá seu máximo às 16h49, momento de maior cobertura do Sol, chegando ao fim às 17h53. Em Ubá, se o céu estiver limpo, será possível presenciar o evento com 50% de cobertura do Sol.
No Brasil, moradores das regiões norte e nordeste do Brasil poderão assistir o evento em 100%.
Como ver o eclipse solar de 2023 de forma segura?
Apesar de não ser indicado assistir ao eclipse solar a olho nu, existem algumas formas de ver o fenômeno sem prejudicar os olhos. A forma mais segura de observar o Sol é utilizando filtros adequados. Existem óculos específicos para observação solar, com certificação ISO e são feitos propriamente para isso, e existe o vidro de soldador, que é uma improvisação que funciona.
O vidro soldador utilizado deve ser de tonalidade N 14 ou acima. O físico indica que qualquer fator abaixo desse — ou seja, N 10 ou N 12 — não fará a proteção necessária da retina. Além disso, esse método também requer outro cuidado:
— A gente não pode, utilizando o vidro de soldador, observar por muito tempo, porque ele filtra, sim, parte da radiação, mas ainda assim deixa passar alguma coisa, então se a gente deixar o olho muito tempo exposto a essa radiação, pode causar algum dano também. O recomendado é olhar por uns 10 segundos e descansar a vista por mais 30, 40 segundos, até voltar a olhar novamente. Informa o astrônomo Marcelo Zurita.
(Folhapress)
Imagem ilustrativa