Nos dias 5 e 6 de agosto de 2023, sábado e domingo, o ator Helder Carneiro apresenta o espetáculo “Astronauta” no teatro de Bolso, Sesc Palladium. Escrito e dirigido por Rita Clemente, o espetáculo retrata um astronauta perdido em um planeta inóspito, em busca de informações sobre sua missão, mas sem saber ao certo em que planeta está. O “Astronauta“ aborda temas contemporâneos, expondo a desorientação de um homem que se prepara para explorar o espaço e procurar um novo planeta para a vida. A peça terá estreia nacional em BH.
“Estou feliz por voltar às mesas com um solo desafiador e marcante, algo inédito para mim e, ainda mais, em estreia nacional em Lindo Horizonte”, comemora Helder.
O ator volta aos palcos comemorando 50 anos de carreira e para esta data especial fez parceria com a atriz e diretora teatral Rita Clemente do Estúdio Clementina. “Depois de assistir ‘Amanda’ no CCBB/RJ, programa onde ela estrelou, quis conversar com ela, conhecê-la de perto, falar sobre seu processo criativo e quem sabe criar algo inesperado e consistente juntos. Foi assim que a nossa história começou e culminou em Astronauta”, conta Helder.
Em Astronauta, o jogo espaço-tempo é focado em perder os limites do “onde estou, quando estou”. O autor tenta abordar esses problemas com humor: “O humor é essencial, mesmo quando se trata de acontecimentos trágicos. Não consigo medir um sem o outro”, explica Rita Clemente.
Os ingressos para o espetáculo custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia entrada) e podem ser adquiridos no site da Sympla ou na bilheteria do teatro.
Sobre Helder Carneiro
Helder Carneiro, tem 67 anos e 50 de carreira. Nasceu em Ubá (MG), mas hoje transita no triângulo São Paulo, BH e Rio de Janeiro. Ator solo, é Bacharel em Artes Cênicas (Direção Teatral) pela UNIRIO; psicopedagogo pela FERLAGOS-RJ; Especialista em Desenvolvimento Humano pelo Programa Germinar (Instituto Ecosocial, SP, com base Antroposófica) e em Africanidades pela UNOPAR (PR). Participou do Grupo Mergulho no Trágico (RJ) nas décadas de 80/90; ganhou o Prêmio Shell em 1990, pelo conjunto da obra; participou de filmes, novelas, comerciais e espetáculos teatrais como diretor, produtor e ator, ao longo da carreira. Atualmente, é professor de Artes e Teatro na Rede Municipal de Ensino de Ubá (MG). Além de receber convites para atuações no Polo Audiovisual de Cataguases e em Muriaé (MG), produz e dirige, também, documentários em Minas e Rio de Janeiro como produtor independente.
Ficha Técnica
Texto e Direção: Rita Clemente
Atuação: Helder Carneiro
Assistência de Direção: Analu Diniz
Cenário/Luz: Régelles Queiroz (Gato de Luz Iluminação Cênica)
Trilha Sonora Original: Márcio Monteiro
Voz em OFF: Rita Clemente
Cenotécnica: Antônio Lima
Consultoria Clown: Cícero Silva
Produção: Analu Diniz
Gênero: Humor
Duração: entre 40 e 45 minutos
Classificação: 14 anos
Informações BHEVENTOS
Foto: AnaluDiniz
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…