DELEGADO RAFAEL GOMES TEM ORDEM DE SOLTURA CONCEDIDA PELO STJ
Compartilhe
O delegado Rafael Gomes, preso em outubro do ano passado durante a Operação “Transformers”, em Juiz de Fora, teve a ordem de soltura concedida pelo Supremo Tribunal Justiça (STJ), que acatou recurso interposto pela defesa. Conforme a reportagem da repórter Victória Jenz(Portal G1 Zona da Mata).
A ação desencadeada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) teve objetivo de desmantelar uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção, roubo, receptação e adulteração veicular. Agora, a defesa aguarda o trâmite para efetiva expedição do alvará de soltura. Questionado se o delegado irá cumprir prisão domiciliar, o advogado explicou que ainda não foi definido pela Comarca de Juiz de Fora.
Rafael Gomes atuou na Delegacia de Ubá e também foi candidato a Deputado Estadual pelo Avante na última eleição.
Operação ‘Transformers’
No dia 20 de outubro, o MPMG, juntamente com as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal (PRF), desencadearam a Operação “Transformers”, que resultou na prisão de 29 pessoas, além da apreensão de 150 veículos, uma lancha e duas motos aquáticas. De acordo com o MPMG, o grupo seria responsável pelo fornecimento e abastecimento de entorpecentes para traficantes da Zona da Mata mineira. Entre os núcleos, haveria setores responsáveis pela:
- logística, que envolvia o fornecimento de veículos para o transporte e pagamentos de cargas de drogas;
- setor financeiro, que cuidava da parte gerencial da atividade econômica, notadamente do tráfico de drogas e da lavagem de dinheiro;
- setor de corrupção, responsável por proteção dos negócios ilícitos com informações privilegiadas de atividades policiais e demais condutas para evitar a responsabilização de integrantes da organização;
- núcleo de liderança, que coordenava e controlava as atividades.
Ao todo, a movimentação financeira do grupo neste período teria sido em torno de R$ 1 bilhão.