Categories: Notícias

CÉLIO LOPES QUESTIONA SECRETÁRIO SOBRE AUXÍLIO FUNERAL.VEREADOR TERÁ QUE PAGAR NOTA PROMISSÓRIA ASSINADA DE R$4 MIL

Compartilhe
Vereador ficou nervoso e atacou os valores que o secretário recebe como salário, por sua vez, o secretário rebateu e citou o governo de São Paulo

A convite do vereador Célio Lopes, o secretário de desenvolvimento social, Flávio Monteze, compareceu à Câmara Municipal para participar da reunião e apresentar explicações sobre o auxílio-funeral oferecido pela Prefeitura de Ubá. A participação do secretário foi longa e ultrapassou duas horas. As informações repassadas não foram claras, entretanto, o que foi exposto, ficou claro que o Projeto de Lei, aprovado inclusive pelos vereadores, deixou brechas.

MOTIVO DO CONVITE

O vereador Célio Lopes, trouxe para o plenário, uma situação vivida por ele há algumas semanas. Segundo o Edil, vizinhos, o procurou depois que um familiar faleceu, e essa pessoa não teria condições financeiras para realizar o sepultamento. Conforme o vereador, foi realizado dezenas de ligações para o secretário Flávio e, não encontrou solução, a não ser assinar uma nota promissória acima de quase R$ 4 mil para a liberação do corpo.

Conforme as regras do benefício do auxílio-funeral, o vereador terá que pagar a nota promissória e não poderá ser ressarcido.

No plenário, o secretário de desenvolvimento social, lembrou haver um projeto de lei e resoluções do Conselho Municipal de assistência Social, são essas quem determinas as ações necessárias para a liberação orçamentária para pessoas de baixa renda. Na resolução, destaca que o direito ao auxílio-funeral, é destinado para pessoas com renda familiar mensal de 1/4 do salário mínimo vigente, ou estudo socieconômico comprovado de extrema vulnerabilidade.

Ainda nas resoluções, é informado que a família, pode pleitear o auxílio em até 24 horas, e no caso de feriado ou fim de semana, em até 72h – mesmo com a apresentação de documentos, não é garantido a liberação do auxílio-funeral.

PONTAS SOLTAS

Durante os questionamentos, foi lembrado que a Funerária que venceu a licitação e presta o serviço para a Prefeitura, precisa receber uma “requisição” para a liberação do benefício. Porém, não ficou claro como é, onde e quem é responsável da emissão desse documento.

Assista à TV LEGISLATIVA e confira.


Direto da Redacao

Recent Posts

UBÁ SE PREPARA PARA 3ª EDIÇÃO DA APAE NIGHT RUN 2024

Ubá está em contagem regressiva para 3ª edição da APAE Night Run 2024, um evento…

1 dia ago

UBÁ: WANDERSON “AMENDOIM” LUTA POR SEU SONHO.RIFA SOLIDÁRIA PARA LEVAR CAMPEÃO DE CAPOEIRA À GRÉCIA

Wanderson Luis Silva Cunha, o carismático "Graduado Amendoim", tem uma trajetória marcada pela dedicação e…

1 dia ago

UBÁ: DEFENSORIA PÚBLICA PROMOVE EVENTO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Ubá receberá, nos dias 2, 3, 4 e 6 de dezembro, um ciclo de palestras…

1 dia ago

AYMORÉS SAI NO GRUPO DO CRUZEIRO E TORCIDA PELO CAMPEONATO MINEIRO 2025 COMEÇOU

Na tarde dessa terça-feira (26/11), os 12 clubes participantes do Campeonato Mineiro 2025 se reuniram…

1 dia ago

PROMOÇÃO PIX ENERGISA SORTEIA MAIS UM UBAENSE COM 2 ANOS GRÁTIS DE CONSUMO DE ENERGIA

Mais um cliente da Energisa Minas Rio foi contemplado com ‘Dois Anos de Conta Grátis’…

3 dias ago

ANDRÉ SQUIZZATO: PLANEJAR É CRIME? SAIBA MAIS NA COLUNA DIREITOS E DEVERES

Com a divulgação da operação da PF de que havia o planejamento do assassinato de…

3 dias ago