Começa nesta segunda-feira,27/02, uma nova etapa da imunização contra a Covid-19 com a aplicação da vacina bivalente, que protege contra as novas cepas e variantes da doença. O primeiro grupo que receberá a vacina será o de pessoas nos grupos de risco, entre eles, pessoas idosas acima de 70 anos e moradores de instituições de longa permanência. Apesar dos integrantes deste grupo terem preferência, só poderá receber a vacina bivalente quem tomou pelo menos duas doses das vacinas anteriores.
Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Ubá, o imunizante estará disponível de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h, na Policlínica Regional e, a partir do dia 1º de março, de 8h às 15h30, nas Unidades Básicas de Saúde.
Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identidade, cartão de vacinação e o cartão do SUS ou o CPF.
DISTRIBUIÇÃO
Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, a estratégia de intensificação da vacinação terá início no dia 27/2, em todo o estado de minas. Nesta primeira etapa, serão vacinadas pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Será administrada a vacina bivalente, que é eficaz contra novas cepas e variantes da doença. A tecnologia utilizada é a de RNAm, que codifica proteínas da cepa original de SARS-CoV-2, da B.1.1.529 (ômicron) e das variantes BA.4 e BA.5.
Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Aproximadamente 1,7 milhão de pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade. Aproximadamente 1, 9 milhão de pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.
Fase 3: Gestantes e puérperas. Aproximadamente 211 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.
Fase 4: Trabalhadores da saúde. Aproximadamente 960 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente. Aproximadamente 790 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…
A previsão que o Programa Saúde Itinerante deve realizar cerca de 250 atendimentos por dia.…
Nos últimos dias o assunto que dominou as redes sociais foi o “fim da 6x1”…