Em Ubá, é celebrada a festa de seu padroeiro São Januário. A igreja formada pelos Padres, representantes de pastorais e movimentos e a sociedade Católica, realizam a novena. Esse é o único templo da Diocese de Leopoldina que leva o nome ‘São Januário’, cuja devoção remota dos primórdios da formação do antigo povoado de São Januário de Ubá.
Quem foi São Januário?
São Januário, ou Gennaro em italiano, viveu no final do terceiro século. Januário chamava-se Prócolo e pertencia à família patrícia dos Ianuarii. Ainda jovem, graças às suas atitudes de fé e caridade, foi nomeado Bispo da cidade de Benevento, vizinha de Nápoles, da qual se tornou patrono. Ele é venerado como santo e mártir tanto pela Igreja Católica Romana como pelas Igrejas Católicas Ortodoxas.
Em Nápoles, na Itália, estão os restos mortais de Januário, santo que viveu por volta do ano 305. Ele foi bispo de Benevento, sendo uma pessoa muito bondosa. Num período de perseguição aos cristãos, foi preso com seus diáconos e condenado a virar comida de leões, mas os animais só rugiram, se aproximar deles. Dessa forma, foram acusados de usarem magia, mortos por decapitação.
Confira a programação para este domingo e segunda.
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…