Categories: Notícias

CARANGOLA REGISTRA PRIMEIRO CASO POSITIVO DA VARÍOLA DOS MACACOS NO MUNICÍPIO

Compartilhe

A administração municipal de Carangola, emitiu uma nota, informando a população que um jovem após exames, foi testado positivo para a Varíola dos Macacos.

 

A Prefeitura emitiu uma nota. Confira.

 

“A Prefeitura de Carangola através da Secretaria Municipal de Saúde confirma o registro do primeiro caso de Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. O caso suspeito registrado em Carangola se encontrava em investigação laboratorial, e foi confirmado, por exames realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed). O paciente, de 28 anos, tem o estado de saúde estável. Ele esteve hospitalizado e na data de hoje(11/08) já se encontra em sua residência cumprindo o período de isolamento.

 

A Secretaria de Saúde de Carangola segue todos os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde para a verificação de casos suspeitos, tratamento de casos confirmados e prevenção da transmissão da monkeypox. Qualquer sintoma procure imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Carangola(MG), 11 de agosto de 2022.”

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

A Varíola dos Macacos é considerada uma zoonose – doença infecciosa transmitida entre animais e seres humanos. O período de incubação do vírus se dá por volta de 7 a 21 dias. Após esse período – o paciente apresenta febre alta, mialgia, fadiga, dor de cabeça, cansaço, dor nas costas e aumento dos gânglios linfáticos (uma caraterística da monkeypox que vai diferenciar de outras doenças, a exemplo da catapora).

Uns dois ou três dias, após o quadro febril, inicia o aparecimento das erupções (bolhas) na pele.(saúde.com.br)

UBÁ

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o resultado do exame de investigação dos dois casos suspeitos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) em Ubá foi negativo, não sendo detectada a presença do vírus nas amostras coletadas e enviadas para análise na Fundação Ezequiel Dias (FUNED). As pacientes,  com idades entre 18 e 25 anos, receberam atendimento pelo Serviço de Saúde local, permaneceram em isolamento domiciliar, monitoradas pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde.

A transmissão da Monkeypox ocorre por contato pessoal com secreções respiratórias, com as lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados, saliva e contato íntimo. A prevenção é através do uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool gel, evitar aglomerações e manter ambientes ventilados. Caso o paciente tenha tido contato com pessoas com a doença ou esteve em regiões onde a Monkeypox foi confirmada e apresente algum sintoma, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para receber atendimento e orientações.


(Prefeituradeuba)

Direto da Redacao

Recent Posts

UBÁ: EPAMIG REALIZA ESTUDO PARA DESENVOLVER MADEIRA CLONADA EM PARCERIA COM INDÚSTRIAS

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…

1 hora ago

GUIDOVAL: DENTISTA SOFRE ACIDENTE E PERDE A VIDA NA REGIÃO OURO PRETO

Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…

16 horas ago

CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ PROMOVE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…

2 dias ago

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ARREMESSAR BOMBA EM ESTÁDIO

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…

3 dias ago

UBÁ: OPERAÇÃO DA PM NA REGIÃO DO ALTAIR ROCHA ACABA COM TRÁFICO DE DROGAS E APREENSÃO DE MENOR

Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…

4 dias ago

UBÁ: CAMINHÃO DA SAÚDE COM ATENDIMENTO GRATUITO DE MAMOGRAFIA, PREVENTIVO E OUTROS EXAMES

A previsão que o Programa Saúde Itinerante deve realizar cerca de 250 atendimentos por dia.…

4 dias ago