Categories: Notícias

UBÁ> HOSPITAL CARINHO(SÃO VICENTE DE PAULO) PRODUZ HORTALIÇAS ORGÂNICAS

Compartilhe
Divulgação HC

A gestão administrativa do Hospital Carinho (Hospital São Vicente), está desenvolvendo um projeto para melhorar a alimentação dos pacientes. Foi adotado um sistema de aquaponia, um sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água).

A iniciativa é comum no campo e em áreas rurais, mas, segundo Marcelo Andrade, provedor do Hospital Carinho, o sistema de aquaponia instalado na instituição é o primeiro em um hospital no Brasil.“… a partir dos dejetos da tilápia, você fertiliza a planta em um sistema de água que fica girando. Você trata do peixe, que cria microrganismos e a água fica circulando. A água bate na raiz da planta, a planta segura e se alimenta daquilo”.

Marcelo Andrade, destaca o compromisso do Hospital em ser autossustentável: “queremos ser sustentável em água, energia elétrica e gás medicinal, então estamos desenvolvendo esses três projetos. E a aquaponia tem muito a ver com isso”. 

Atualmente a hortaliça produzida pelo sistema é a alface. Um dos principais benefícios é a produção de alimentos orgânicos para os pacientes. Além disso, o projeto, a longo prazo, pode ser autossustentado financeiramente por práticas como a venda dos alevinos (filhotes dos peixes).

O projeto foi criado por Thiago Ferreira, gestor de obras, modernização e manutenção do Hospital, o sistema de aquaponia foi apresentado ao provedor do Hospital Carinho, como indicativo de gerar um alimento saudável e reforçar a ideia de sustentabilidade já pretendida pela nova gestão.

Segundo Thiago, em cada caixa, tem dez fêmeas e um macho de tilápias. “Nós adaptamos muito bem pelo tamanho do espaço físico que tínhamos. Temos também um berçário para atender os alevinos, então quando as fêmeas começam a desovar, elas vão para uma triagem onde vamos separar os filhotes para serem vendidos. Então essa renda vai praticamente custear a despesa do projeto. O espaço conta também com iluminação artificial para a germinação das sementes, então criamos um ciclo completo dentro do próprio hospital que tem tudo para ter uma grande durabilidade”, conclui.

Informações e foto capa studio103 – texto editado e adaptado Jornal Ubaense online

Direto da Redacao

Recent Posts

USUÁRIOS DO SUS EM MG PODERÃO ESCOLHER HOSPITAL PARA PROCEDIMENTO DE CIRURGIAS ELETIVAS

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…

2 dias ago

UBÁ: EPAMIG REALIZA ESTUDO PARA DESENVOLVER MADEIRA CLONADA EM PARCERIA COM INDÚSTRIAS

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…

3 dias ago

GUIDOVAL: DENTISTA SOFRE ACIDENTE E PERDE A VIDA NA REGIÃO OURO PRETO

Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…

3 dias ago

CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ PROMOVE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…

5 dias ago

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ARREMESSAR BOMBA EM ESTÁDIO

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…

6 dias ago

UBÁ: OPERAÇÃO DA PM NA REGIÃO DO ALTAIR ROCHA ACABA COM TRÁFICO DE DROGAS E APREENSÃO DE MENOR

Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…

7 dias ago