No início da tarde dessa quarta-feira,11, um policial militar, que estava de folga, foi informado que um casal, estava na cidade de Rio Pomba em um veículo modelo Chevrolet Celta com placas de Caieiras estado de São Paulo, tentando aplicar golpe bancário em uma idosa, no bairro Jardim América. Segundo as informações, o casal alegou representar uma instituição bancaria oferecendo ajudar para transferências bancarias.
Ainda conforme informações do repórter Kadu Fontana, o golpe foi impedido pela filha da idosa que desconfiou. A Polícia Militar foi acionada e rastreamento foi iniciado, localizando uma suspeita e um estabelecimento comercial e o segundo suspeito localizado próximo ao local.
A Mulher apresentou documentação falsa para guarnição, em continuidade da investigação, foi encontrado um CPF com numeração falsa além de máquinas de cartão de crédito e um comprovante de recebimento no valor de R$1.480, efetuado através de uma das máquinas apreendidas. A Mulher de 21 anos e o Homem de 27, foram presos pelo crime de estelionato e encaminhados para a delegacia de Polícia.
UBÁ
Caso semelhante foi registrado essa semana na cidade carinho. Uma Mulher de 60 anos, relatou ao jornal Em dia com a Notícia da Rádio Educadora, que recebeu uma ligação telefônica, onde a mulher que estava na linha, disse ser uma representante de instituição bancária pública e era necessário realizar a troca dos cartões de crédito. Após conversa por telefone, a vítima foi convencida a entrega os cartões para um homem, que já estava a sua porta aguardando. De posse dos cartões o indivíduo tomou rumo ignorado. A vítima notou ter caído em um golpe só no fim da tarde, mas já havia tomado prejuízos de aproximados R$15 mil no cartão de crédito, com compras realizadas pelos golpistas.
ORIENTAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR
São vários os tipos de golpes praticados, todos com o mesmo objetivo: obter vantagem econômica. Fiquem atentos sobre como os autores se comportam, em todos os golpes eles possuem um grande poder de convencimento. Muitos estelionatários se fazem passar por funcionários de empresas, instituições bancárias, financeira, operadoras de telefonia entre outras instituições. Ao ser contatado, pessoal ou virtualmente por qualquer uma delas, peça sua identificação funcional e, antes de deixá-lo entrar em sua casa ou mesmo iniciar uma conversa, telefone para empresa, verificando se o funcionário está realmente a serviço oficial da empresa a qual alega representar. Geralmente, o telefone da empresa está na conta de energia elétrica, água, telefone, internet ou você pode encontrar facilmente nos sites oficiais na internet.
Nunca repasse senhas ou dados pessoais pelo telefone, ou para pessoas desconhecidas. Os estelionatários ligam para as vítimas se passando por funcionários de uma instituição bancária, informam sobre alguma alteração em suas contas bancárias, que necessitam de correção, sendo necessário recolher o cartão para cancelar a movimentação indevida, atualizar cadastros, efetuar pagamentos, entre outras táticas e argumentos. Normalmente ao final da conversa os interlocutores avisam que um funcionário do banco vai à residência da vítima.
Os bancos não solicitam senhas, e não enviam funcionários à sua residência; nunca retornem a ligação no mesmo número do telefone que receberam para confirmar a procedência da informação, faça contato pessoal na agência de seu banco ou ligue diretamente para seu gerente de conta ou telefone oficial da instituição.
Não se deixe enganar, estelionatários falam bem, se vestem bem, e possuem alto poder de persuasão.
Desconfie também de ofertas que lhe trazem vantagens, prêmios e sorteios os quais você não participou efetivamente. Nada vem de graça. Desconfie de dinheiro e ganho fácil.
O golpe está aí, mas só cai quem não segue as dicas da PMMG.
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…