O Partido dos Trabalhadores lançou oficialmente no sábado, (7) a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como vice, para concorrer à Presidência da República nas eleições de 2022. Além de Alckmin, que participou virtualmente por estar com covid-19, estiveram presentes lideranças dos partidos que apoiam a candidatura, como PCdoB,Solidariedade, PSOL, PV e Rede, além de centrais sindicais, movimentos sociais, artistas, influenciadores e a militância dos partidos. O movimento foi denominado Vamos Juntos Pelo Brasil.
Alckmin falou por vídeo de casa e disse que “nenhuma divergência do passado, nenhuma diferença do presente nem as disputas de ontem e nem as eventuais discordâncias futuras serão motivos para que ele deixe de apoiar e defender com toda a convicção a volta de Lula à presidência. É com muito orgulho que faço isso com respaldo, confiança e participação do meu partido”, disse.
Em seu discurso, Lula disse que este é um dia muito especial por conseguir juntar todas as forças políticas progressistas em torno de uma campanha. “Eu e todos que estão juntos comigo, temos uma causa que é restaurar a soberania do Brasil e do povo brasileiro”.
Coligação
O PT, PCdoB e PV formaram uma federação partidária para disputar a eleição de 2022. Já o PSB, partido Alckmin, Solidariedade, Rede e Psol formaram uma coligação com os petistas. Na federação partidária, as siglas ficam unidas ao longo de quatro anos em âmbito nacional, estadual, municipal sendo equiparadas a partidos políticos e os partidos precisam ficar na federação por, pelo menos, quatro anos ou sofrem punições. A coligação tem natureza eleitoral e se extingue após as eleições.
LULA EM JUIZ DE FORA
A visita de Lula a Juiz de Fora foi anunciada em abril. A chegada a Juiz de Fora vai acontecer após uma passagem de três dias em Minas Gerais, começando pela capital Belo Horizonte, na segunda-feira (9).
ATÉ O MOMENTO SÃO 12 NOMES ANUNCIADOS COMO PRÉ-CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA
Luiz Inácio Lula da Silva, 76 anos, chamado apenas de Lula, é o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores para as eleições de 2022. O presidente Jair Messias Bolsonaro, 66 anos, com nome político de Jair Bolsonaro, é pré-candidato à reeleição pelo PL em 2022.
Ciro Ferreira Gomes, conhecido apenas como Ciro Gomes, 64 anos, é paulista, nascido no município de Pindamonhangaba. Filho de um defensor público e político e de uma professora, Ciro tem 4 irmãos.
João Agripino da Costa Doria Junior, com nome político de João Doria, 64 anos, é um político e jornalista nascido na cidade de São Paulo e filiado ao PSDB desde 1991.
Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, com nome político de Eduardo Leite, de 37, é bacharel em Direito e governador do Rio Grande do Sul. O MDB lançou em 8 de dezembro a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS), 51 anos, à Presidência da República. Nasceu em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, em 1970.
O deputado federal André Janones (Avante-MG), de 37 anos, é um advogado mineiro nascido em Ituiutaba. Ficou conhecido em 2018, depois de viralizar com uma série de vídeos sobre a greve dos caminhoneiros. Já foi filiado ao PT (2003–2012) e ao PSC (2012–2018).
Recém-lançado pelo Novo como pré-candidato à Presidência da República em 2022, Felipe d’Avila, 58 anos, é cientista político pela Universidade Americana de Paris.
Leonardo Péricles Vieira Roque, 40 anos, com nome eleitoral de Leo Péricles, é o 1.º pré-candidato negro à Presidência da República em 2022. A candidata Vera Lúcia tem 55 anos e foi uma das fundadoras do PSTU com integrantes do grupo político Convergência Socialista. Já foi filiada ao PT, mas foi expulsa do partido em 1992. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O fundador e presidente do Democracia Cristã, José Maria Eymael, com nome político de Eymael, de 82 anos, é apresentado como pré-candidato à Presidência pelo partido desde 2020.
O último a anunciar a desistência da corrida ao Planalto foi o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, em 31 de março. Após ter ficado quase 5 meses no Podemos, filiou-se ao União Brasil e deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo. O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, anunciou que o partido lançará uma chapa pura para a Presidência da República. Em vídeo divulgado nesta 4.ª feira (4.mai.2022), Bivar diz que uma coligação com outros partidos não foram possíveis porque eles “não tiveram a mesma unidade que tem o União Brasil”.
Informações Agência Brasil – texto editado e adaptado Jornal Ubaense online
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…