Circulou nos grupos de mensagens de Ubá, na noite dessa quarta-feira, (27/04), parte de um vídeo, onde mostra Policiais militares abordando pelo menos dois homens em um quioque/bar na praça Agenor Barbosa — conhecida praça do espetinho. Segundo populares e testemunhas oculares, as pessoas envolvidas já teriam em outras ocasiões participado de brigas e desentendimento com a Polícia Militar.
Nossa redação entrou em contato com o comando do 21ºBPM de Ubá em busca de informações.
“Saudações ao senhor comandante do 21ºBPM.
Circula desde a noite dessa quarta-feira(27/04), em grupos de mensagens de Ubá, este video(anexo), com texto aleatórios informando que Policiais Militares teriam atendido uma ocorrência em um bar na Praça Agenor Barbosa e após desentendimentos de populares e os Polícias, foi dado voz de prisão. Em seguida teria acontecido supostas agressões.
No vídeo, não fica claro, as motivações que o Policial Militar, desfere uma “rasteira” a um homem, entretanto, segundo populares, os Policiais que compareceram no local do fato, estaria usando de “abuso de autoridade” e supostamente com arma em punho. Com votos de todo respeito e atendendo o pedido da redação do Jornal Ubaense online, pedimos as seguintes respostas.1 – Qual tipo de ocorrência os PM´s foram atender?
2 – Diante deste trecho de vídeo, os PM´s usaram de força desproporcional?
3 – Alguém foi preso?”
***Essa nota foi enviada para nossa redação.
Na noite do dia 27 de abril de 2022, por volta das 23h, uma equipe policial visualizou uma briga no interior da Praça Agenor Barbosa, deslocando imediatamente para conter as partes envolvidas. Instantes após, cinco pessoas começaram a discutir com os policiais, de forma agressiva, momento em que os militares solicitaram apoio para conter os cidadãos.
Com a chegada do reforço foi possível realizar a prisão dos autores pelos crimes de resistência, desobediência a ordem legal, vias de fato e arrebatamento de presos, conforme Manuais Técnicos Profissionais da Polícia Militar de Minas Gerais, através de uso diferenciado da força.
Saliento que toda a ação policial foi gravada pelas câmeras do Olho Vivo para corroborar a versão relatada no Boletim de Ocorrência.
Ao final, às cinco pessoas foram presas e encaminhadas ao Hospital Santa Isabel para exames e posteriormente seguiram para a Delegacia para a confecção do Boletim de Ocorrência, em seguida liberados.
AGÊNCIA LOCAL DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Vigésimo Primeiro Batalhão de Polícia Militar – Sentinela da Zona da Mata
Rua Farmacêutico José Rodrigues de Andrade, 545A, Bairro São Sebastião
Ubá/MG – Cep: 36505-002A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…
A previsão que o Programa Saúde Itinerante deve realizar cerca de 250 atendimentos por dia.…