UBÁ> CENTENAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO DE INCLUSÃO ESCOLAR
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Na tarde dessa quarta-feira, (06/04), aconteceu um curso de capacitação com o tema de “inclusão escolar”. Os professores da rede municipal de Ubá, participaram no plenário da Câmara Municipal durante todo o dia, do curso “amor em conexão… saberes em conexão”. Professores e diretores do CAEE(Centro de Atendimento Educacional Especializado “Professora Maria Aparecida Condé”), compartilharam conhecimento e repassaram orientações importantes para o acolhimento dos alunos na rede municipal.
O QUE É INCLUSÃO ESCOLAR?
A inclusão escolar é um conceito relacionado com o acesso e permanência dos cidadãos nas escolas. O principal objetivo é tornar a educação mais inclusiva e acessível a todos, respeitando suas diferenças, particularidades e especificidades. A Constituição brasileira propõe a obrigatoriedade do Estado sobre a educação. Não cabe às instituições educativas fazer nenhum tipo de distinção. Seja de etnia, raça, credo, gênero, condição social ou quaisquer outras formas de discriminação.(Pedro Menezes Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação)
A Professora Valéria Monteiro — coordenadora geral do CAEE — destaca que a inclusão não é apenas educacional. É também educacional e social. A professora lembra o quanto é importante a capacitação do profissional de educação.
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CRIAÇÃO DO CAEE
Fundado em 22 de fevereiro de 2010, o Centro Educacional Especializado (CAEE) Professora Maria Aparecida Condé, conta com uma equipe multidisciplinar. No início, o centro atendia cerca de 70 crianças e três escolas da rede municipal. Em 2014, o ano findou-se com 345 crianças assistidas, além de 25 crianças na sala de recursos do Patronato São José, e cerca de 20 escolas municipais atendidas. Idealizado pela Secretária Municipal da Educação, Maria do Carmo de Mello Coelho, o CAEE conta em sua direção-geral com a professora Valéria Monteiro.
O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) visa atividades multidisciplinares, além de trabalhar o pedagógico, a saúde e a educação das crianças. O contato direto com os diretores, professores, médicos, fonoaudiólogos e psicólogos que atendem os alunos é o diferencial do atendimento especializado. Os alunos são encaminhados pela direção da escola e passam a visitar o centro duas vezes por semana.(uba.mg.gov.br).
“… TRIPLICAMOS O NÚMERO DE PROFISSIONAIS DE APOIO, PARA ESSES DA MUNICIPALIZAÇÃO, E DA PRÓPRIA REDE”/Professor Samuel Gazolla.