O governador Romeu Zema (Novo) disse, nessa quarta-feira (30/3), que vai vetar as emendas que repassam, para três categorias do funcionalismo público, reajuste salarial superior aos 10,06% ofertados por ele. A declaração foi publicado nas redes sociais, após os deputados aprovarem texto com mecanismos que crescem a recomposição dos vencimentos aos profissionais da saúde, da educação e da segurança.
O texto aprovado pelos deputados estaduais concede, além dos 10% originais, aumento adicional de 14% aos agentes policiais. Trabalhadores da saúde também são contemplados com outros 14%. Aos educadores da rede estadual de ensino, o texto aprovado em segundo turno na Assembleia Legislativa garante, fora o reajuste original, o cumprimento do piso nacional do magistério, que determina majoração de 33,24%. Zema tem até o dia 5 de abril para conceder o aumento de 10,06%, conforme versa a legislação. Em anos eleitorais, reajustes só podem ser dados antes dos 180 dias que precedem a eleição.
O veto dele aos reajustes complementares, no entanto, vai retornar ao Parlamento, com a prerrogativa de anular a decisão do governador. Deputados estaduais favoráveis aos aumentos extras já previam a reação de Zema e confiam que será possível derrubar os vetos.
Informações Estado de Minas — Texto adaptado e editado Jornal Ubaense online
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…