Notícias

APESAR DO ANÚNCIO DE GREVE, ESCOLAS ESTADUAIS EM UBÁ FUNCIONAM DE FORMA PARCIAL

Compartilhe
Foto: Marcelo Sena/Itatiaia

Professores da Rede Estadual de Minas Gerais, reivindicam o pagamento do piso salarial. Na tarde dessa terça-feira(08/03), uma assembleia decidiu realizar uma greve por tempo indeterminado. O Governo do estado, declarou que se compromete a suspender a urgência do projeto que trata da recuperação fiscal, para garantir a aprovação da proposta de reajuste salarial dos servidores e que o regime proposto pelo governo não interfere na tramitação. Os trabalhadores pedem o pagamento do piso e reajuste de 33,24%. A proposta apresentada pelo governo estadual (reajuste de 10,06%, com pagamento retroativo a janeiro) não agradou à categoria. 

Em Ubá, segundo a superintendência regional de ensino de Ubá, a adesão a greve, dos professores da rede estadual, é parcial.

No dia 27 de janeiro, O Presidente Jair Bolsonaro, anunciou o reajuste de 33,23% no piso nacional do magistério. Com isso, o valor mínimo para pagamento salarial para uma jornada de 40 horas dos professores passa de R$ 2.886 para R$ 3.845. O reajuste anunciado pelo governo federal é o maior desde a criação do piso da categoria, em 2008, e impacta mais de 1,7 milhão de profissionais em todo o país, conforme o Ministério da Educação (MEC).

,