Notícias

PISM> JOVEM COM DEFICIÊNCIA ENFRENTA DESAFIOS E REALIZA PROVA PARA INGRESSO NA UFJF

Compartilhe
Divulgação UFJF

O final de semana do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) teve intensa movimentação nas ruas juiz-foranas nesse sábado (5). No domingo (6), os estudantes voltam a ser avaliados em Juiz de Fora e nas outras quatro cidades que sediam as provas: Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. No total, foram mais de 30 mil candidatos inscritos, conforme dados da instituição.

O que é o PISM? O Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) é um processo de avaliação seriada, em que os candidatos às vagas oferecidas pela UFJF participam de três módulos de avaliação (I, II e III), um ao final de cada ano do Ensino Médio.

SUPERANDO OS DESAFIOS

Entre as estudantes que prestaram exame para o Pism I está Vithória Nascimento Mateus, de 16 anos. Ela nasceu sem os dois braços e escreve com os pés desde criança, o que não parece ser empecilho para a jovem.
“As únicas coisas que pedi foram para minha prova durar mais tempo, o que nem precisou, e para fazer uso de uma cadeira inclinada. Me acostumei a escrever com os pés. E eu faço tudo em casa com eles”, destaca Vithória, comentando que seu sonho é ser psicóloga.

Vithória, recebeu auxílio da equipe de atendimento especializado e fez sua prova na Faculdade de Enfermagem da UFJF.