Mais de 400 famílias irão se tornar proprietárias de parte dos terrenos da ex-colônia, hoje, Casa de Saúde Padre Damião (CSPD). O espaço será inserido, formalmente, no município de Ubá.
A expectativa é que cerca de 480 imóveis sejam regularizados para beneficiar cerca de 1,3 mil pessoas. A Casa de Saúde Padre Damião, é a segunda unidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) a ser contemplada pelo processo. Pioneira no estado, a Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI) entregou títulos de propriedade de imóveis a 146 famílias em dezembro de 2021.
Novo capítulo
Com a autorização da regularização fundiária urbana de interesse social, um novo capítulo começa a ser escrito na história de vida do técnico de enfermagem aposentado José Nascimento da Silva. Ele e o pai foram internados compulsoriamente no final da década de 1960, após receberem diagnóstico positivo para a hanseníase, quando José tinha 11 anos. A separação dos outros irmãos e da mãe deixou marcas profundas pelos quase 20 anos de afastamento.
Agora, José planeja para quando receber o título de propriedade do terreno. “A primeira coisa que vou fazer é construir uma casa para minha filha no meu quintal. Acho que vai ser muito bom, porque nós, que fomos internados compulsoriamente, vamos poder deixar para os nossos filhos e netos as casas em que moramos e cuidamos há muitos anos. Isso significa muito para nós”, conta o aposentado.
Dias melhores
A zootecnista Paula de Paula Silva, 40 anos, integra a terceira geração da família Silva. Filha de José Nascimento, ela afirma que sofreu preconceito ao longo de sua infância. Durante o ensino médio, foi alvo do estigma ligado à hanseníase por viver na comunidade de Padre Damião desde que nasceu, ainda que não tenha desenvolvido a doença.
Mãe de uma menina de 12 anos, Paula Silva vislumbra dias melhores não somente para sua família como também para toda a comunidade. “Para nós, moradores da CSPD, essa regularização fundiária será de grande importância. Além de passarmos a ter garantia dos nossos imóveis ou terrenos, teremos ainda um serviço público de qualidade, como fornecimento de água e energia elétrica”, acredita a zootecnista.
Conforme o diretor da CSPD, o fisioterapeuta Adelton Andrade Barbosa, a discussão sobre a regularização das terras da unidade teve início em junho de 2021, em uma reunião entre a presidente da Fhemig, Renata Ferreira Leles Dias, a direção da CSPD e o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho.
“Existe um desejo dos moradores e também desta direção para que a área urbanizada da CSPD seja inserida como parte do município. Precisamos legitimar a posse das terras e imóveis para os residentes, e seus filhos, que estão aqui desde o período da internação compulsória”, esclarece Adelton Barbosa.
Autonomia
“A comunidade terá mais autonomia e direitos que até então eram limitados, como um simples comprovante de residência. O fato de eles estarem inseridos formalmente e legalmente no município de Ubá vai dar à comunidade maior independência. Do ponto de vista da assistência à saúde, teremos uma comunidade inserida formalmente na cidade. Pensando assim, vislumbramos, em breve, uma unidade hospitalar que se preocupe somente com a assistência à saúde”, ressalta o diretor.
Ubá é uma das cidades do estado de Minas que recebia pacientes com hanseníase, que eram segregados da sociedade a partir da década de 1940. De acordo com informações da Fhemig, a Casa é um centro de referência em atendimento à hanseníase e uma unidade regionalizada de referência em fisioterapia e reabilitação. Além disso, foi instalado no local o prédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ubá e Região, que atende pacientes de 19 municípios da microrregião de Ubá pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
**Matéria em construção
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…
A previsão que o Programa Saúde Itinerante deve realizar cerca de 250 atendimentos por dia.…
Nos últimos dias o assunto que dominou as redes sociais foi o “fim da 6x1”…