JornalUbaenseonline

FIQUE LIGADO NAS DIFERENÇA DOS SINTOMAS DA COVID-19, RESFRIADO E GRIPE

Compartilhe
Publicidade

O subtipo H3N2 do vírus influenza está provocando surtos atípicos de gripe em dezenas de cidades brasileiras. Conhecer os sintomas dessa nova gripe e saber como diferenciá-la da Covid-19 é importante para entender o avanço dos dois vírus e buscar o tratamento correto. A infecção causada pelo H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos, dá um mal-estar intenso e é mais perigosa para idosos, crianças e portadores de comorbidades.

O vírus causador da gripe se divide nas espécies A, B e C, que ainda são classificadas em vários subtipos. O grupo do tipo A é o mais comum e costuma ser o responsável pelas gripes sazonais.

PREFEITURA DE UBÁ DIVULGOU PROGRAMAÇÃO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID DE 10 A 14 DE JANEIRO

10 a 14/01 (segunda a sexta-feira), de 8h às 19h, na Policlínica

– 1ª dose para pessoas com 12 anos e mais, gestantes e puérperas;
– 2ª dose para pessoas vacinadas com a 1ª dose de CoronaVac há pelo menos 15 dias;
– 2ª dose para pessoas vacinadas com  a 1ª dose de AstraZeneca há pelo menos 08 semanas;
– 2ª dose para pessoas vacinadas com a 1ª dose de Pfizer há pelo menos 21 dias;
– 2ª dose de Pfizer para gestantes e puérperas vacinadas com 1ª dose de Pfizer há pelo menos 21 dias;
– 2ª dose de Pfizer para gestantes e puérperas vacinadas com 1ª dose de AstraZeneca há pelo menos 08 semanas;
– Dose de Reforço de Janssen para vacinados com uma dose de Janssen há pelo menos 02 meses;
– Dose de reforço (3ª dose) para pessoas imunossuprimidas com 18 anos e mais, vacinados com a 2ª dose há pelo menos 28 dias (independente da vacina recebida);
– Dose de reforço (3ª dose) para pessoas com 18 anos e mais, vacinados com a 2ª dose há pelo menos 04 meses (independente da vacina recebida).

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA:

Importante: as mulheres vacinadas com a Janssen previamente, que no momento atual, estão gestantes ou puérperas, deverão utilizar como 2ª dose o imunizante da Pfizer.

Importante2: para ser vacinada, a pessoa que tiver testado positivo para a Covid-19, terá que aguardar 30 dias, a contar do primeiro dia de sintoma, para ser imunizada.

Importante3: os acamados contemplados com a 1ª e a 2ª dose em domicílio, também serão imunizados com a dose de reforço (3ª dose) em domicílio, conforme a agenda da equipe da Imunização.
——–

– Documentos obrigatórios para dose de reforço para pessoas com 18 anos e mais: documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacinação.

– Documentos obrigatórios para dose de reforço para imunossuprimidos: documento de identidade com foto, CPF, cartão de vacinação e LAUDO MÉDICO COMPROVANDO A IMUNOSSUPRESSÃO.

– Documentos obrigatórios para vacinação por faixa etária: documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacinação.

– Documentos obrigatórios para adolescentes de 12 a 17 anos: documento de identidade com foto, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacinação.

– Documentos obrigatórios para gestantes e puérperas: documento de identidade com foto, CPF, cartão de vacinação e cartão da gestante e/ou certidão de nascimento da criança comprovando 45 dias pós parto.

CONFIRA ABAIXO AS DIFERENÇAS:

Sair da versão mobile