Notícias

MANHUAÇU> Projeto criado pela escrivã da PCMG Ana Rosa Campos conquistou o Prêmio Innovare 2021

Compartilhe
Publicidade

Com um aparelho de celular e sem recurso financeiro, Ana Rosa Campos criou a Frida, aliada importante da mulher vitima de violência doméstica/Divulgação Innovare

Criado pela escrivã da Polícia Civil de Minas Gerais Ana Rosa Campos, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Manhuaçu – MG,  o projeto “Chame a Frida”, venceu o Prêmio Innovare 2021, na categoria Justiça e Cidadania. A Frida é uma atendente virtual do WhatsApp que atende mulheres vítimas de violência doméstica sendo monitorada pelas equipes de policiais civis.

A solenidade de premiação das 14 categorias do prêmio foi transmitida pelo YouTube nesta terça/feira (7/12), com apresentação do jornalista Heraldo Pereira, direto do Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, DF. A cerimônia foi realizada de forma virtual para cumprir as medidas adotadas pelo STF e Instituto Innovare, contra a COVID-19.
 
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli anunciou o “Chame a Frida” como a prática vencedora da categoria Justiça e Cidadania. A iniciativa mineira superou a outra prática concorrente, do Instituto Fogo Cruzado, que era finalista dessa categoria, com um aplicativo que indica aos cidadãos, em tempo real, onde estão acontecendo tiroteios em áreas urbanas do Rio de Janeiro, RJ, e Recife, PE.
 
Ao anunciar a atendente virtual Frida como vencedora, Toffoli disse que o prêmio seria dado à Frida devido ao “acolhimento, simplicidade, eficiência e agilidade no atendimento das meninas e mulheres vítimas de violência doméstica”.
 
“Parabéns a toda a equipe envolvida, por esse relevante trabalho de combate à violência doméstica. É com mecanismos céleres, inteligentes e eficientes de denúncia e de acolhimento dessas vítimas, iniciativa que salva-vidas de meninas e mulheres em situação de violência, que vamos enfrentar esse mal que infelizmente ainda tem índices alarmantes em nosso país”, disse o Ministro Toffoli.
 
 

Delegados comemoram

O delegado regional de Polícia Civil de Manhuaçu, Felipe de Ornelas Caldas, comemorou muito a conquista do Prêmio Innovare. Assim como havia dito o Ministro Dias Toffoli, o delegado disse que a atendente virtual Frida é algo simples, um “chatbot” no WhatsApp, que tem, segundo ele, um forte aparato de inteligência policial, da Polícia Civil e da Polícia Militar, por meio da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica.
 
“Já ocorreu de uma mulher, em situação de violência doméstica, acionar a polícia por meio da Frida, e os policiais irem até a ela e evitar um feminicídio”, disse. O delegado disse que a Frida atende 24 horas, 7 dias na semana, com respostas automáticas, acompanhadas por policiais civis, que agem de forma rápida para evitar os crimes contra as mulheres.