VIÇOSA> ESTUDANTES PROMOVEM MANIFESTAÇÃO CONTRA AUMENTO DE ALIMENTAÇÃO EM RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS
Compartilhe
Estudantes se reuniram nessa quinta-feira (2/12), em Viçosa para fazer uma nova manifestação em relação ao aumento divulgado pela instituição para os restaurantes universitários. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) anunciou o valor do aumento da refeição no Restaurante Universitário (RU) de R$ 1,90 para R$ 9. O reajuste foi anunciado em uma live na semana passada e nesta segunda-feira (22), como o retorno das aulas na instituição, estudantes protestaram no campus Viçosa.
Desde o comunicado de reajuste no valor da alimentação nos RUs, diversos protestos foram realizados. A UFV publicou na quarta-feira (1) a resolução sobre a nova política de subsídios para os restaurantes da instituição. Tão logo a publicação foi feita, alunos já se juntavam nas redes sociais para realizarem novo manifesto.
Segundo o Movimento por uma Universidade Popular (MUP), “apesar da UFV ter ciência da manifestação, momento algum houve diálogo com os movimentos e os estudantes. Marchamos da praça até às quatro pilastras da Universidade”.
A reportagem produzida pelo jornalista Petterson Marciano do portal de notícias G1/zonadamata, traz uma nota da Universidade.
“A necessidade de uma nova política de subsídios para os restaurantes universitários (RUs) vem sendo exposta desde 2019 pela atual gestão da Universidade, que sempre manteve um diálogo permanente e transparente com as entidades representativas dos estudantes. Tanto é que, nas últimas semanas, estudantes participantes dos protestos foram recebidos na reitoria e convidados a propor sugestões para a nova política. Também é preciso ressaltar que na comissão responsável pelos estudos de viabilidade financeira para os RUs, que se debruçaram no assunto durante todo o ano de 2021, haviam representantes de entidades estudantis dos três campi da UFV. O próprio Conselho Universitário, que aprovou a nova política de subsídios, tem, em sua composição, 10 representantes do corpo discente, entre titulares e suplentes.”
Data e previsão de valores
A nova política entrará em vigor a partir de 3 de janeiro. A abertura dos RUs está prevista para 24 de janeiro, data que marca o começo das aulas presenciais do Período Híbrido de Transição. Os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica atualmente atendidos com o serviço alimentação terão garantia de continuidade no sistema até a reavaliação realizada pelo Serviço de Bolsa a cada dois anos.
Foto capa: Movimento por uma Universidade Popular/Divulgação