Notícias

NATAL> OS CUIDADOS COM LÂMPADAS E SISTEMA ELÉTRICO PARA EVITAR ACIDENTES

Compartilhe
Publicidade

O natal está chegando! A data é lembrada com muitos efeitos e iluminação nas casas e pelas ruas, mas os cuidados são necessários para evitar acidentes. Em casa a atenção deve ser redobrada.

Não deixar a árvore-de-natal próxima à cortina, sofás, tapetes e guarda-roupas, são materiais de fácil combustão; desligar o pisca-pisca e outras decorações elétricas quando sair de casa ou dormir. Antes de instalá-los, verifique se apresentam boas condições e se não há fios desencapados; cuidado com as crianças! Geralmente elas são atraídas pelos enfeites e, ao tocarem a decoração, correm risco de levar choque.

Segundo dados da Energisa, em relação à redução de consumo, a sugestão é investir em pisca-pisca com lâmpadas de LED, mais econômicas, eficientes, duráveis, por isso, ecologicamente corretas.  As lâmpadas decorativas de pisca-pisca ou cascatas consomem muita energia. Um conjunto com 100 luzes comuns, por exemplo, se ficar ligado 8h por dia, representa um aumento no consumo de 12 kWh por mês. Por isso, é recomendável investir em luzes de LED e reduzir o tempo com as luzes ligadas.

Ao utilizar produtos com a tecnologia, LED, além de contribuir para a redução de até 80% do consumo de energia em relação ao pisca-pisca tradicional, também é mais segura. Eles possuem uma potência média de 15 watts e, se utilizadas no período também de 8h, irão consumir apenas 3,6 KWh mensais. Isso porque quanto maior a potência e o tempo de uso, maior será o consumo de energia. Portanto, é aconselhável que o consumidor escolha enfeites que tenham uma potência menor. E lembre-se: deixar o pisca-pisca aceso por menos tempo vai gerar consumo menor de energia e não irá impactar tanto a conta de luz no final do mês.