UBÁ> 1.º DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
Compartilhe
O Dia Mundial da Luta Contra AIDS é um dia que, cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde sendo celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.
O QUE É AIDS?
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.O HIV não é transmitido através de interações comuns do dia-a-dia como abraçar, beijar, dividir objetos ou alimentos, ou usar o mesmo banheiro.
A Aids é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas. Até o momento, é uma doença que não possui cura, portanto, é necessária uma proteção eficiente contra ela. Ao criar um Dia Mundial de Combate à Aids, o objetivo era chamar a atenção sobre esse problema, desde sua prevenção até seu tratamento, e acabar com o preconceito.
TESTES GRATUITOS
O SUS disponibiliza gratuitamente o teste de HIV, sífilis e das hepatites B e C. Procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).Os exames podem ser feitos de forma anônima nos CTA. Além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo(a) usuário(a). Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).
Gestantes
As gestantes e suas parcerias sexuais devem realizar o teste de HIV, de sífilis e da hepatite B durante o pré-natal. Todas essas doenças podem ser transmitidas da gestante para o bebê por isso é importante a realização dos testes para poderem ser feitos os procedimentos de prevenção da transmissão vertical.
Informações: Fiocruz e UNAIDS Brasil