A Pandemia ainda não acabou. Apesar da redução de números de mortos e contaminados, o virús SARS-CoV-2, matou só em Ubá, 330 pessoas. Porém, muitas prefeituras estão flexibilizando os protocolos para realização de eventos.
GOVERNO DE MINAS ANUNCIA NOVOS PROTOCOLOS
O Comitê Extraordinário Covid-19 atualizou, em (22/11), o Protocolo Sanitário de Eventos de Entretenimento e Lazer com Grande Público, com regras mais flexíveis sobre o distanciamento e a capacidade máxima de lotação dos espaços. O comitê também incluiu orientações específicas para os estabelecimentos que realizam tais atividades. A nova versão do documento, que já está em vigor, foi adotada em função do avanço da vacinação no estado, principal medida de prevenção da covid-19, e da estabilidade dos principais indicadores epidemiológicos, como queda no número de casos, óbitos e hospitalizações.
As regras específicas do Protocolo Sanitário de Eventos de Entretenimento e Lazer com Grande Público foram atualizadas para a viabilização de eventos de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política, com concentração ou fluxo excepcional acima de 600 pessoas. As lotações máximas desses espaços são determinadas conforme a classificação por onda do Minas Consciente.
CARNAVAL 2022 EM UBÁ
Em entrevistas na imprensa local, o Prefeito Edson Teixeira Filho, não deixa claro se haverá carnaval no ano de 2022, porém essa dúvida não impediu que algumas Escolas de Samba realizassem eventos para arrecadar fundos e promover suas agremiações. Na noite dessa terça-feira(24/11), na rede social da Escola de Samba Acadêmicos do Caxangá, foi publicado uma nota informando que a agremiação não vai mais desfilar em 2022. A nota causou revolta e repúdio de outras Escolas e parte da diretoria da Liga.
Através de aplicativo de mensagens o Presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Caxangá, Roberto Dutra, conversou com o editor do Jornal Ubaense online e justificou a nota.
**Realizamos contato a diretoria da Liga das Escolas. Atualização a qualquer momento.
LEIA NA ÍNTEGRA
Nota da Acadêmicos do Caxangá (GRESAC)
A Diretoria da GRESAC (Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Caxangá) vem informar a nossa comunidade e a população em geral que após várias reuniões com a diretoria e com o filho do nosso homenageado no samba enredo e representando a família do Dr. Hésio Lacerda, resolvemos em comum acordo não sair em desfile no carnaval de 2022 e sim nos preparar dignamente para o desfile em 2023.
Ele como médico, não vê condições ainda seguras de uma aglomeração de pessoas e nós da diretoria prezando pela segurança da comunidade, dos integrantes da escola e da população que estará presente nos desfiles, também não podemos dar essa certeza de segurança.
Outra argumentação dada em reunião foi que o prazo para os trabalhos não ajuda a fazer um desfile com dignidade que nosso homenageado merece. Ainda não temos liberação de ensaios de bateria e nem de eventos, onde poderíamos angariar recursos para suprir as necessidades financeiras que um grande trabalho fosse realizado a tempo.
Antigamente as coisas eram mais simples e belos carnavais foram realizados, mas hoje em dia os custos para um evento como o tradicional carnaval são enormes e como ficamos parados devido à pandemia do ano passado e deste ano, que não nos deixam promover eventos, fica muito complicado em poucas semanas que consigamos realizar com perfeição. Caso aconteça o desfile em Ubá e que outras agremiações decidam sair, mesmo sem que toda população esteja vacinada, pedimos ao poder público (caso resolva promover o desfile em 2022), que repasse a verba que seria destinada à nossa escola, para ser gasto em saúde e cestas básicas para pessoas carentes.
Nossa comunidade perdeu durante a pandemia dois integrantes da nossa diretoria, Xingú e Anásio e como as centenas de famílias em Ubá, milhares espalhados pelo país e pelo mundo, também estamos enlutados e sentimos que podemos esperar mais um ano.
Vamos nos preparar para o carnaval de 2023 com o mesmo tema do samba enredo (Hésio Lacerda, amor, sorriso e paixão!) e que nosso senhor nos ajude nesta caminhada.
Ass.: Diretoria da Acadêmicos do Caxangá e família Lacerda.
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…