Governo federal está sendo acusado de tentar alterar a prova, retirando e adicionando questões específicas.
No início do mês de novembro, quase 40 funcionários se demitiram, com fortes acusações contra o governo. Parte dos funcionários que se demitiram afirmaram que o governo federal estava ativamente interferindo na prova. Segundo os servidores, foi exigido a retirada de questões polêmicas, envolvendo o presidente Jair Bolsonaro. O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que a demissão foi por questões financeiras e garantiu que o governo não interfere na produção da prova.
Durante sua temporada em Dubai, o presidente Jair Bolsonaro falou com a imprensa brasileira na última segunda-feira (15) e fez declarações polêmicas. “Começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem. Ninguém precisa ficar preocupado. Aquelas questões absurdas do passado, que caíam tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente, algo voltado para o aprendizado”, afirmou Bolsonaro.
A edição regular de 2021 do Enem acontece nos dias 21 e 28 de novembro, com 3.109.762 candidatos que tiveram a inscrição confirmada. O número é o menor desde 2005.(PÁGINA DO PARTICIPANTE)
Provas — No primeiro dia de exame, além da redação, são aplicadas as provas de linguagens, códigos, suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.
Uma das provas que mais gera expectativa nos participantes é a redação. É importante lembrar que a redação da versão digital do exame será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. No portal do Inep, é possível acessar cartilhas de edições anteriores do exame, além dos manuais de correções baseados nas competências avaliadas e outros materiais de estudo.
Enem — O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Informações G1
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…