A Policlínica Odontológica de Ubá, voltou com suas atividades, oferecendo os serviços odontológicos básicos e atendimento às gestantes pertencentes às áreas sem cobertura odontológica do município. O CEO(Centro de Especialidades Odontológicas), também retomou suas atividades e oferece os serviços especializados em: pacientes com necessidades especiais, cirurgia, Periodontia, Endodontia, Próteses Removíveis e Ortopedia Funcional Maxilar para crianças até 12 anos.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Na Policlínica Odontológica são realizados atendimento de urgência e emergência no horário de 7h às 20h. Os tratamentos eletivos, foram retomados no horário de 7h às 16h(tratamentos eletivos são aqueles que não enquadram como urgência e/ou emergência) — deve ser priorizado o agendamento. Os pacientes que tiveram seu tratamento interrompido, será divulgado uma lista de espera, seguindo todos os protocolos de segurança.
A sede da Policlínica Odontológica fica na Avenida Comendador Jacinto Soares de Souza Lima – Centro – 3539-6180
Nossa redação realizou contato com a Secretaria de Saúde através da assessoria, perguntando se há serviço odontológico no fim de semana na Policlínica, o que foi informado, não existe e, se a Prefeitura de Ubá, dispõe de serviço móvel de odontologia, segundo a assessoria, não existe este serviço na Prefeitura.
PROJETO — RESGATANDO SORRISOS
Em 2008, Nikoo Bazsefidpay natural do Irã, fundou os Dentistas sem Fronteiras, uma organização independente sem fins lucrativos que trabalha para promover a saúde oral em países com poucos recursos dentários. O Grupo de voluntários “Dentistas Sem Fronteiras MG”, coordenado pela ubaense, Mirella Castro e pelo acadêmico de odontologia Vinícius Samôr de Lacerda, apresentaram no último 25 de outubro, o projeto Resgatando Sorrisos em Ubá.
O projeto é realizado em um trailer, seguindo as orientações da Vigilância Sanitária, ANVISA e Conselho Regional de Odontologia. Os atendimentos são gratuitos: restauração, obturação, limpezas, raspagens, pequenas cirurgias, orientações de higiene oral, técnicas preventivas. O serviço foi iniciado na comunidade de Ubá Pequeno em crianças, jovens, adultos e idosos.
Segundo Vinicius Samôr de Lacerda, participante do projeto, serão semanalmente atendidos de forma voluntária e gratuita a zona rural de Ubá e bairros onde não possuem cobertura de atendimento odontológico pelo SUS. O itinerário será divulgado todas as segunda-feira, nas escalas dos dentistas voluntários.