Categories: Notícias

UBÁ> PREFEITURA INGRESSA COM AÇÃO PÚBLICA CONTRA COPASA E ARSAE

Compartilhe
Publicidade

  O município de Ubá ingressou com uma Ação Civil Pública contra a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae/MG) e a COPASA visando a imediata suspensão da Resolução 154/2021 e a suspensão da cobrança pela Copasa por serviços de tratamento de água e esgoto não prestados aos consumidores ubaenses. A ação também visa a restituição das tarifas pagas por todos os consumidores locais com base na Resolução 154/2021 em situações em que inexista o efetivo tratamento. 

  Na ação, o município busca a defesa do consumidor frente ao dano coletivo sofrido pelos ubaenses que usam os serviços prestados pela Copasa desde a implantação da referida Resolução, que promoveu a unificação das tarifas de coleta e tratamento de esgoto com as tarifas apenas de coleta. Na prática, consumidores com acesso apenas à coleta de esgoto pagam tarifa equivalente aos que possuem acesso ao serviço de coleta e tratamento.

  “A referida resolução dispõe que, diante da necessidade de se buscar o reequilíbrio contratual, a Arsae promoveu a unificação das tarifas apenas de coleta com as de coleta e tratamento de esgoto em um único patamar, independente da existência ou não de tratamento de esgoto coletado para cada usuário, obrigando o consumidor a custear por um serviço que não lhe é prestado”, declara trecho da ação, proposta pelo município no dia 30 de setembro, mediante a Vara da Fazenda Pública da Comarca de Ubá. 

  “Em que pese o direito da concessionária ré em reivindicar o reequilíbrio contratual, este não pode ser exercido de forma ofensiva às regras básicas da proteção ao consumo, sendo imperioso o afastamento da vigência e eficácia da Resolução ARSAE n.º 154/2021, bem como seja determinado à Copasa que se abstenha de cobrar por um serviço que não é efetivamente prestado’, declara trecho da peça ajuizada pelo município.

  O QUE DIZ O PREFEITO DE UBÁ?

   “Fui um dos primeiros prefeitos a manifestar-se contra o absurdo contido nessa Resolução desde o momento em que a mesma foi publicada. Levei o tema a diversos órgãos visando uma atitude coletiva entre municípios, e ao mesmo tempo incumbi nosso setor jurídico de buscar argumentos técnicos à altura do caso para que pudéssemos ingressar com uma ação robusta não apenas para dizer que “ingressamos’ mas sim visando realmente reverter esse quadro. Sou o maior defensor do tratamento do esgoto em nossa cidade e dos sacrifícios que precisam ser feitos por todos para que alcancemos essa grande benfeitoria, mas o processo tem que ser justo e legal, o que entendemos não ser o caso a partir das regras trazidas pela Arsae na Resolução 154, infelizmente”, declarou o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho. 

Informações Assessoria Prefeitura de Ubá.

 

**O contrato de prestação de serviço de água e tratamento de esgoto, foi assinado em dezembro de 2017, e tem validade de 30 anos.

NOVAS REGRAS

   A Arsae-MG extinguiu a tarifa de tratamento de esgoto e definiu uma única tarifa para o serviço, seja ele coleta ou tratamento. Essa nova tarifa representa o valor de 74% da tarifa de água, bem inferior aos 100% atuais para quem tem o esgoto tratado. A Copasa possuía, duas tarifas de esgotamento sanitário a depender do serviço que fornece. Se o usuário tem apenas a coleta e o afastamento do seu esgoto, ele pagava a tarifa EDC, que representa 25% da tarifa de água. Se ele possui o serviço completo de esgoto, com a coleta, afastamento e também o tratamento, ele pagava a tarifa EDT, que representa 100% da tarifa de água. Agora, são pagos 74% sobre o consumo da água, seja para quem tem tratamento de esgoto ou apenas coleta.

Direto da Redacao

Recent Posts

USUÁRIOS DO SUS EM MG PODERÃO ESCOLHER HOSPITAL PARA PROCEDIMENTO DE CIRURGIAS ELETIVAS

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…

2 dias ago

UBÁ: EPAMIG REALIZA ESTUDO PARA DESENVOLVER MADEIRA CLONADA EM PARCERIA COM INDÚSTRIAS

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…

2 dias ago

GUIDOVAL: DENTISTA SOFRE ACIDENTE E PERDE A VIDA NA REGIÃO OURO PRETO

Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…

2 dias ago

CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ PROMOVE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…

4 dias ago

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ARREMESSAR BOMBA EM ESTÁDIO

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…

5 dias ago

UBÁ: OPERAÇÃO DA PM NA REGIÃO DO ALTAIR ROCHA ACABA COM TRÁFICO DE DROGAS E APREENSÃO DE MENOR

Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…

6 dias ago