URGENTE> UBÁ CONFIRMA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DA VARIANTE DELTA DA COVID-19
Compartilhe
Diante da confirmação de três novos casos de contaminação pela variante Delta no município, e após conclusão das investigações epidemiológicas, a Secretaria Municipal de Saúde confirma a transmissão comunitária da variante Delta do coronavírus em Ubá.
O primeiro caso foi confirmado no município em 27/08. Desde então, outros três casos foram confirmados entre os dias 3 e 4 de setembro. Todos os pacientes passam bem, sem necessidade de internação. Segundo as investigações epidemiológicas não houve histórico de contato entre eles ou com pessoas de outros municípios, confirmando a transmissão local da variante.
Reforçamos a população a importância de redobrar a atenção e medidas de prevenção, com uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social.
*Informações Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ubá
O que se sabe sobre a Variante Delta
Detectada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020, a mutação do vírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), conhecida como Variante Delta (B.1 617.2, antes também chamada variante indiana), já foi registrada em mais de 130 países, conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 30 de julho deste ano. Ela é considerada uma variante de preocupação por ser mais transmissível do que as anteriores (Alfa, Beta e Gama), o que a faz mais contagiosa do que a cepa original.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Obstrução nasal, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, irritabilidade, falta de apetite, diarreia, vômitos, dor abdominal, manchas na pele. Ainda não existe nenhuma vacina disponível e aprovada pelos órgãos reguladores que tenham sido desenvolvidas especificamente para proteção contra a variante Delta, pois as vacinas que temos hoje foram criadas para proteger da variante inicial Alpha. Porém, elas podem ser efetivas para combater formas graves da Covid-19. Em relação à variante Delta, as vacinas continuam mantendo um bom perfil de segurança na diminuição de hospitalizações, internações em terapia intensiva e outros.(Saiba mais aqui)