JornalUbaenseonline

UBÁ> ESCOLAS CAMILO SOARES, LÍVIO CARNEIRO, SÃO JOSÉ, DR. LEVINDO COELHO E JANUÁRIO CARNEIRO ESTÃO EM PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DE TURMAS DOS ANOS INICIAIS

Compartilhe
ESCOLAS CAMILO SOARES, LÍVIO CARNEIRO, SÃO JOSÉ, DR. LEVINDO COELHO E JANUÁRIO CARNEIRO ESTÃO EM PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DE TURMAS DOS ANOS INICIAIS" aria-label="Share on Facebook"> ESCOLAS CAMILO SOARES, LÍVIO CARNEIRO, SÃO JOSÉ, DR. LEVINDO COELHO E JANUÁRIO CARNEIRO ESTÃO EM PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DE TURMAS DOS ANOS INICIAIS" data-param-url="https://jornalubaenseonline.com.br/2021/08/16/uba-escolas-camilo-soares-livio-carneiro-sao-jose-dr-levindo-coelho-e-januario-carneiro-estao-em-processo-de-municipalizacao-de-turmas-dos-anos-iniciais/" aria-label="Share on Twitter"> ESCOLAS CAMILO SOARES, LÍVIO CARNEIRO, SÃO JOSÉ, DR. LEVINDO COELHO E JANUÁRIO CARNEIRO ESTÃO EM PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DE TURMAS DOS ANOS INICIAIS https://jornalubaenseonline.com.br/2021/08/16/uba-escolas-camilo-soares-livio-carneiro-sao-jose-dr-levindo-coelho-e-januario-carneiro-estao-em-processo-de-municipalizacao-de-turmas-dos-anos-iniciais/" aria-label="Share on WhatsApp">
PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou, em março de 2021, o projeto Mãos Dadas, que pretende fortalecer o regime de cooperação entre Estado e municípios no atendimento educacional. O projeto Mãos Dadas pretende, a partir do apoio e incentivo, que os municípios mineiros ampliem a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares, conforme prevê a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Segundo o governo do estado — “será de R$500 milhões e poderá contemplar construção de escolas, mobiliários, obras e reformas, entre outros.”

PREFEITURA DE UBÁ

Realizamos contato com a secretaria municipal de educação, mas até a publicação desta matéria, não tivemos retorno(atualização a qualquer momento). Em contato com a Superintendência Regional de Ensino de Ubá — foi informado que existe tratativas de absorção das turmas dos anos iniciais com o município de Ubá das escolas Lívio Carneiro, São José, Dr. Levindo Coelho, Januário Carneiro e Camilo Soares.

 

Nossa redação realizou contato com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais através de e-mail.

1 — Essa tratativa entre os poderes está acontecendo ou já foi finalizada?
2 — O município recebendo essas escolas e/ou turmas, como ficará os repasses? Terá aumento?
3 — Quantos alunos poderão ser repassados à responsabilidade da Prefeitura de Ubá? Qual faixa etária?
4 — Os prédios escolares serão doados ao município ou em regime de comodato?
5 — Os professores efetivos serão alocados em Ubá?
Prezado Amarildo,
Conforme solicitado, encaminhamos informações da Secretaria de Estado de Educação.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação Social
////////////

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que o Projeto Mãos Dadas busca a adesão dos municípios mineiros para a absorção da demanda dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, conforme prevê a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para isso, eles contarão com o apoio técnico, pedagógico e financeiro do Estado, para viabilizar a transição, recursos que poderão ser utilizados para construção de escolas, aquisição de mobiliários e equipamentos, execução de obras e reformas, entre outros. 

O atendimento do município aos Anos Iniciais permite maior unidade na oferta educacional do ciclo da infância, e, com isso, os alunos tendem a ganhar na melhoria da qualidade da educação. Com a ampliação do regime de colaboração entre Estado e municípios na organização do sistema público de ensino, o Estado poderá expandir as vagas de Ensino Médio no diurno, o Ensino Médio em Tempo Integral e a Educação Profissional. 

A SEE levantou a situação de todos os professores efetivos envolvidos no processo e ofertará a possibilidade de adjunção destes professores para o município, ou seja, eles poderão optar por continuarem lotados nas escolas que serão absorvidas pelos municípios, com prazo indeterminado e ônus total do estado, com a garantia de todos os direitos, tais como progressão de carreira e Ipsemg. Também serão oferecidos cursos de formação complementar (2.ª ou 3.ª licenciaturas e pós-graduações), custeados pelo Estado, para ampliar as possibilidades de atuação em outros níveis de ensino. 


Em Ubá, o Projeto está em fase de negociação com a prefeitura. 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4143Prédio Minas, 11.º andar
Bairro Serra Verde Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 31630-901
Sair da versão mobile